O “remanejamento” de populações tradicionais sob a luz dos conceitos de lugar e cultura

Páginas: 13 (3065 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Núcleo de Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública








O “remanejamento” de populações tradicionais sob a luz dos conceitos de lugar e cultura.




RICARDO SANTOS DE ABREU














Porto Velho (RO)
2014
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIANúcleo de Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública




O “remanejamento” de populações tradicionais sob a luz dos conceitos de lugar e cultura.


RICARDO SANTOS DE ABREU






Atividade de conclusão da disciplina de Antropologia Social (Módulo II), ministrada pela Prof.ª Arneide Bandeira Cemin.






Porto Velho(RO)
2014
1. Introdução
A discussão sobre geração de energia elétrica para atender a demanda do país que vem sendo exposto insistentemente através dos meios de comunicação neste ano de 2014 tem enfrentando dias de grande evidência, tendo em vista os “apagões” frequentes em determinadas regiões do país, os quais estão suscitando novamente o debate sobre matrizes energéticas, e, sobretudo,justificando que o poder público tome ações imediatas para solucionar este problema.
Essa discussão não é nova, e é possível perceber que ao longo da nossa história ela já justificou ações do poder público para financiar a construção de usinas hidrelétricas por vários cantos do país, destacando-se as obras mais recentes em regiões amazônicas, que trazem à tona novas polêmicas conforme o surgimento dosefeitos colaterais percebidos na natureza e nos aspectos socioeconômicos e são, comumente, atribuídos aos responsáveis pela condução e gerenciamento dos novos empreendimentos e ao poder público.
À tempos que se discute um dos principais impactos causados pelas construções de usinas hidrelétricas que é o “remanejamento” de populações tradicionais de áreas diretamente atingidas pelosempreendimentos1.
Em reuniões e debates vistos entre comunidades que estão na zona de impacto destas obras é perceptível o apelo para a valorização do pertencimento da terra àquela população o qual se convalida na história ou no antepassado dos primeiros moradores e protegido pelos seus legítimos herdeiros. Trata-se de um vínculo não-oficial do ponto de vista burocrático, mas sim de um vínculo sanguíneo ecultural de onde provêm seus hábitos e costumes.
Historicamente, esses debates se intensificam quando os representantes dos empreendimentos começam a assediar a população local através de audiências públicas de esclarecimento sobre os impactos da obra e os processos de negociação entre populações tradicionais e empreendimentos responsáveis pelas obras afim de definir o remanejamento das populaçõestradicionais em troca de compensações materiais aos mesmos.
Munidos do relatório de avaliação do destino da população remanejada que foi encomendado por um destes empreendimentos com o objetivo de aferir o grau de satisfação destas populações faremos um paralelo sob os conceitos de cultura e lugar sob a ótica de Arturo Escobar e Roque de Barros Laraia para responder como tais populaçõestradicionais reagem a estas mudanças em decorrência do seu remanejamento.
2. Cultura e lugar em tempos de globalização
Em tempos onde se verifica uma padronização cada vez maior nos hábitos e costumes da sociedade ocidental, em parte, devido à enorme facilidade de troca de informações, determinadas culturas ou tradições que estejam na contramão do padrão vigente tornam-se presa fácil do jugo do mundoglobalizado.
O debate em torno das fontes energéticas estão sempre sendo associadas ao desenvolvimento da sociedade, quase sempre denominado pelo termo “progresso”, o qual vem justificando o seu intenso financiamento pelos governos locais, inclusive muitos desses atuando de forma associada com o setor privado através de empresas multinacionais dando forma a um dos aspectos da globalização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Populações tradicionais
  • Populações tradicionais
  • Populações tradicionais
  • Populações Tradicionais do Brasil
  • seminario populacoes tradicionais
  • conceito de lugar
  • O conceito de Lugar
  • Conceito de luz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!