O óleo de lorenzo

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
enha: O óleo de Lorenzo
Geralmente vivemos nossa vida da melhor forma possível, buscando nossa realização diariamente no estudo, no trabalho, no lazer, etc. Normalmente não pensamos nos riscosimplícitos do fato de simplesmente viver. Quando subitamente somos confrontados com uma ameaça real à nossa vida e à nossa felicidade, percebemos como é efêmera a nossa permanência na Terra e como é pequenaa nossa capacidade de mudar esta realidade. No entanto, este filme não trata de uma aceitação conformista de nosso destino, mas de uma avaliação de até onde podemos ir para tentar mudar uma realidadedifícil.
Lorenzo Odone, criança saudável, aos sete anos, sem precedentes, assume comportamento oposto ao seu habitual, a hiperatividade, surdez e desequilíbrio corporal, onde foi submetidos à váriosexames e diagnosticado com Adrenoleucodistrofia (ADL). O médico consultado pelos pais de Lorenzo, fala sobre o diagnóstico com imparcialidade e lida de modo frio com o sofrimento alheio.
A ALD secaracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro,levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebrofuncionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.
Ao serem informados deste terrível diagnóstico, os Odones, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhorentender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Ao invés de simplesmente ficarem sentados aguardando osresultados dos estudos médicos, estes que, estavam habituados a apresentar apenas o conveniente, oferecendo tratamentos ineficazes e preocupados somente em arrecadar fundos, sem interesse para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oleo de lorenzo
  • O óleo de lorenzo
  • o óleo de lorenzo
  • Óleo de Lorenzo
  • Oleo de lorenzo
  • O oleo de lorenzo
  • o oleo de lorenzo
  • Oleo de lorenzo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!