O índio: sua representação nos livros didáticos eo ensino da história indígena em sala de aulaa

Páginas: 16 (3877 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
O ÍNDIO: SUA REPRESENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS E O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA EM SALA DE AULA.
Autor: Elias Abner Coelho Ferreira
E-mail: elias_abner@hotmail.com
Co-autor: Fábio da Silva Barbosa
E-mail: fabiobarbosa1000@yahoo.com.br
Graduandos em história pela Universidade Federal do Pará
RESUMO:
O ensino da disciplina “história”, nas salas de aula das escolas empraticamente todo o Brasil, hoje em dia é alvo de muita polêmica e de muitos estudos, no sentido de se avaliar as atuais condições de ensino. Muito além do ensino desta disciplina, pensar o ensino da história indígena nas salas de aula é igualmente polêmico. Isto por que é um tema carregado de preconceitos no que se refere aos índios, muitas das vezes vistos como pessoas indolentes e preguiçosas porgrande parte da população. Uma criação histórica, e que a própria ciência, dando vazão aos modelos raciais de explicação do “atraso” da sociedade brasileira, contribuiria para que se passasse a pensar dessa forma no senso comum.
Neste sentido, esse artigo que é fruto parcial de um estágio supervisionado realizado no primeiro semestre de 2010 na escola Tenente do Rêgo Barros e na Escolade Aplicação da UFPA (antigo NPI), procura refletir sobre a presença da temática indígena nos livros didáticos de história das escolas supracitadas e o ensino ou não da história indígena nas suas salas de aula.

PALAVRAS-CHAVE: ensino; história indígena; livro didático; sala de aula.

INTRODUÇÃO
As populações indígenas no Brasil, notadamente no período colonial, foram de grandeimportância principalmente atuando como mão-de-obra. A figura do índio assume um significativo papel, uma vez que ele, como nos mostra Mauro Cesar Coelho, passa a ser “as mãos e os pés da Colônia, realizando todas as tarefas que garantiam a reprodução da vida” (COELHO, 2008: 266). Neste sentido, tratar da história indígena – tanto nas salas de aula como fora dela – se torna de fundamentalimportância para percebermos e dimensionarmos o legado cultural que tais povos nos proporcionaram e que hoje fazem parte da cultura nacional.
Neste sentido, este breve artigo apresenta os resultados parciais de um trabalho de pesquisa – fruto de um “estágio supervisionado” desenvolvido na escola Tenente Rêgo Barros e na Escola de Aplicação da UFPA no primeiro semestre de 2010. O presenteartigo visa perceber a forma como os povos indígenas são representados nos livros didáticos de história voltados para o ensino fundamental e médio e como a temática indígena é ensinada em sala de aula. Esse é um projeto que se mostrou de grande importância, já que está voltado para o ambiente escolar onde as ideologias e as opiniões são formadas e idéias são veiculadas, e de onde a criança e oadolescente de hoje sai para se tornar o cidadão consciente de amanhã, é o que se espera. Quando dizemos que este representa os “resultados parciais” da pesquisa é devido ao fato de o tema proposto aqui não era o inicial.
Os objetivos foram justamente perceber como essa história é veiculada nos livros didáticos e a forma como ela é transmitida. Essa pesquisa nos proporcionou um conhecimentomuito valioso, uma vez que a partir dos seus resultados passamos a nos “despertar” a respeito de como proceder diante de temas muitas vezes considerados “secundários” para que desta forma pudéssemos nos preparar para mais tarde, enquanto docentes e com um compromisso para com a sociedade, pensar em como transmitir tal conhecimento de forma que não esteja condicionada a preconceitos estereotipados.E dessa forma tentar se possível, preencher possíveis “lacunas”.
O estágio foi desenvolvido tanto nas salas de aula quanto nas dependências das escolas, como nas bibliotecas, por exemplo, lugares onde passamos boa parte do tempo e onde pudemos entrar em contato com variados sujeitos que fazem parte do ambiente escolar, tanto alunos como professores, bibliotecários e técnicos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A representação do Indio no Livro didático de História
  • A representação do índio no livro didático de História
  • Representação Indígena nos Livros Didáticos
  • A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO
  • Análise de livro didático para o ensino de história
  • Os registros de representação semiótica nos Livros Didáticos do Ensino Médio
  • Representação da áfrica e do negro no livro didático de história
  • A TEMATICA INDIGENA EM SALA DE AULA: os estereótipos indígenas nos livros didáticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!