O ábaco

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
O ÁBACO

Breve histórico da Matemática

A palavra "Matemática" tem origem na palavra grega "máthema" que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", quesignifica o prazer de aprender.
A Matemática tem uma linguagem universal, e oferece ferramentas de raciocínio logico, técnicas de resolução de problemas e capacidade de pensar em termos abstratos, sendoassim, podemos dizer que a Matemática é uma construção abstrata em que as suas noções fundamentais têm origem na percepção humana.
Desde a noção de número às noções geométricas, estabeleceu-se desdemuito cedo a independência da noção abstrata face à sua utilização prática. A tentativa de obter os vários resultados matemáticos numa dedução lógica, partindo de um reduzido número de ideiasfundamentais, originou a estrutura axiomática que a caracteriza. A primeira iniciativa desta natureza foi concretizada pelos gregos, por exemplo, no tratado "Elementos", de Euclides, onde se propõe aaxiomatização da geometria (séc.. III AC).
Nas sociedades antigas, a Matemática surgiu associada a atividades práticas como a contabilidade, a medição de terrenos ou a previsão de eventos astronômicos. Ao longoda história, diferentes culturas e personalidades contribuíram para o desenvolvimento da Matemática e das suas aplicações. Após o Renascimento, a Matemática tornou-se a linguagem de referência dequalquer Ciência.
A Matemática é também uma disciplina criativa. Ela pode estimular momentos de admiração e satisfação quando se resolve um problema pela primeira vez, quando se encontra uma solução maiselegante para esse ou para outro problema, ou, de repente, se descobrem relações escondidas entre temas aparentemente diversos.

ÁBACO

É o mais antigo instrumento de cálculo construído pelohomem O surgimento do ábaco está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem. Existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., Conhecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ABACO
  • abaco
  • Abaco
  • Abaco
  • Ábaco
  • Ábaco
  • abáco
  • aBACO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!