n,v,hkjhjkvhjkkvhjk

547 palavras 3 páginas
ESTUDOS GEOGRÁFICOS SOBRE PARANAPIACABA

Clézio Santos
Prof. Dr. do Colegiado de Geografia FAFIL/FSA clezio@fsa.br A Vila de Paranapiacaba no município de Santo André (SP) na Região Metropolitana de São de Paulo por suas características históricas e ambientais constitui-se como um espaço privilegiado para visitas, propiciando inúmeras vivências e trabalhos de campo de campo de cunho pedagógico.
Para a Geografia é um lugar privilegiado para trabalhos de campo e visitas técnicas, aulas passeio, além de ser um objeto e estudo sobre os mais diferentes aspectos que vai deste a paisagem cultural e ambiental, até questões do cotidiano dos moradores deste lugar.
A paisagem ambiental emerge em maio a paisagem natural podendo articular o patrimônio histórico ao patrimônio ambiental e tecer novos contextos de entendimento da relação sociedade-natureza.
A especificidade do lugar atrelado a proximidade com o Centro Universidade Fundação Santo André (CUFSA) e a existência do Núcleo de Estudos Socioambientais da mesma instituição com sede física na vila de Paranapiacaba dotado de salas de pesquisa, sala de exposição, vestiários, copa e alojamento para 40 pessoas; facilitou os trabalhos de pesquisas desenvolvidos por docentes e discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André.
Paranapiacaba passou a ser objeto de pesquisa do colegiado de Geografia e especial do grupo de pesquisa em cartografia (GECART) da linha de pesquisa em cartografia ambiental.
Dessa forma a pesquisa atual tem como objeto principal fazer um levantamento e sistematizar os trabalhos de pesquisa realizados pelo Colegiado desde 2002 até 2009 sobre a Vila de Paranapiacaba no Município de Santo André (SP); e fazer uma retrospectiva crítica
Análise dos trabalhos produzidos pelo GECART do Colegiado de Geografia destacando as principais temáticas discutidas pela Geografia sobre Paranapiacaba ao longo dos últimos oito anos. Neste período foram

Relacionados