mosius´~sjf]f0

1029 palavras 5 páginas
Trabalho de Eixo

Holocausto e Irretroatividade da lei

Holocausto - após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo totalitarismo do regime nazista fundado por Adolf Hitler.

Irretroatividade da lei - é a qualidade de não retroagir, não ser válido para o passado.
A Irretroatividade da Lei Penal no Brasil é Relativa. De acordo com o artigo 5º. Inciso XL, da Constituição Federal, “a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.

Julgamento Nuremberg - O filme retrata o julgamento dos 21 nazistas acusados do grande massacre como forma de fazer justiça as vítimas. Em agosto de 1945 os americanos, os britânicos, soviéticos e franceses uniram-se e criaram o Tribunal de Nuremberg juntamente com as regras do processo de julgamento tendo como característica as combinações do direito Anglo-americano e das leis provenientes do continente europeu.
Os Quatro Encargos Definidos Pelo Estatuto a Serem Aplicados Pelo Tribunal:
I - Comum de Conspiração.
II - Crimes contra a Paz.
III - Crimes de Guerra.
IV - Crimes contra a Humanidade.

O julgamento que teve duração de quase 1 ano ininterrupto, foi marcado por diversas contradições e desentendimento a princípios fundamentais de direito, fato este que gerou diversas críticas em relação ao verdadeiro caráter do Tribunal Militar Internacional de Nuremberg.

Busca pela justiça (vingança) a qualquer preço,

Imparcialidade do juiz, o Tribunal de Nuremberg, composto exclusivamente, por juízes representantes das nações vencedoras da guerra,

Presença dos soviéticos como juízes e era um Estado tão totalitário quanto a Alemanha nazista.

Ausência de recurso,
Defesa se viu prejudicada, já que composta de maioria de advogados alemães, Proibida de levantar questões de política internacional,
Outros dois princípios fundamentais que foram feridos o da

Relacionados