MD~JHRGJBer

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Sistema sensorial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



O sistema sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais. O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação. Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem ereconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente. Os mais conhecidos são cinco: a visão, audição, tato, paladar e olfato, mas é consenso na comunidade científica que os seres humanos possuem muito mais. Não há, porém, acordo na quantidade1 , pois isso depende da definição não muito sólida do queconstitui um sentido.

Estímulo
Estímulos são os precursores das respostas fisiológicas envolvendo o sistema sensorial: frio, calor, dor, luz, cores, e muitos outros. Podemos dizer que possuem quatro parâmetros básicos: tipo, intensidade , localização e duração. Determinados receptores são sensíveis a certos tipos de estímulos: por exemplo, diferentes mecanorreceptores respondem melhor adiferentes tipos de estímulos de toque, como objetos cortantes ou sem corte, ou diferentes frequências luminosas que atuam em diferentes tipos de células para determinar certos grupos de cores.
Geralmente, cada receptor sensorial responde a um determinado tipo de estímulo. Além disso, os receptores sensoriais possuem a capacidade de enviar a informação em diferentes frequências garantindo assim oentendimento do sistema nervoso central para a intensidade e duração; a localização do receptor que é estimulado dá ao cérebro informações sobre a localização do estímulo: por exemplo, estimulando mecanorreceptores em um dedo vai enviar informações ao cérebro sobre o dedo.
Sentidos e sensores

Visão
Visão é a habilidade que nos permite ver o que ocorre em nossa volta a janela para o mundo . A luzforma imagens nos fotorreceptores na retina, dentro de cada olho, que leva a informação ao cérebro pelos nervos ópticos. A visão não é um sentido por si só, mas um aglomerado de mais de um deles, pois há mais de um receptor para mais de uma informação. O primeiro é a capacidade de detectar intensidade luminosa; os receptores são células chamadas bastonetes, que trabalham bem até em menoresintensidades de luz, mas não possuem a capacidade de detectar cor. O outro sentido é a capacidade de detectar cores, e as células receptoras são os cones, que exigem uma quantidade maior de luz para funcionarem bem; há o debate se este constitui um ou três sentidos diferentes, pois há três tipos de cones, um para cada cor primária. Há, ainda, discussão sobre um terceiro sentido, o da estereopsia, a percepçãode profundidade e distância usando ambos os olhos, mas geralmente ela é considerada uma função cognitiva (pós sensorial) do córtex visual do cérebro, ou seja, a interpretação de informação previamente adquirida de outra forma.
Audição
Audição é a percepção do som pelo ouvido. O som é a propagação de ondas mecânicas em meios materiais, fazendo portanto da audição a percepção da vibração. Asondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, faz os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. Dado que as ondas sonoras normalmente possuem uma quantidade minúscula de energia, o ouvido é excepcionalmente sensível, eportanto, frágil.4 A frequência de audição de um ser humano é padronizada na faixa de 20 a 20000 Hertz, mas há variação na literatura científica. A capacidade de ouvir em altas frequências diminui com a idade, e mais acentuadamente em homens que em mulheres.5 Algumas das frequências mais baixas que podem ser detectadas pela audição também podem ser sentidas tactualmente.
Paladar
Paladar (ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a mds em
  • Md De Mi
  • Md. urbanismo
  • MD Pompilio
  • Mds coletivo
  • ai mds
  • sla eu mds
  • AVS MD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!