m´llllpp´çlp

592 palavras 3 páginas
A educação fisica na Grécia e Roma :
Grécia
Foi na Grécia que a ideia da educação física, como um instrumento de formação educacional surgiu. Platão, Sócrates, Aristóteles entre outros filósofos gregos consideraram e defenderam a importância do exercício físico na educação dos jovens gregos. Para eles “o homem educado fisicamente é verdadeiramente educado e, portanto, belo como esclarece Sócrates “o belo era idêntico ao bom”
Podemos então considerar que o conceito de esporte, no mundo ocidental surgiu na Grécia Antiga, pois além de sua importância educacional, também eram realizadas diversas comemorações esportivas em homenagem aos seus deuses, sendo os Jogos Olímpicos a mais importante. Eram realizados de quatro em quatro anos e havia disputas de corridas, saltos, lançamentos, pentatlo e lutas. Para os gregos esse era um momento de mostrar a grandeza de suas cidades-estados através de seus atletas, que ao se consagrarem campeões eram considerados heróis e recebiam muitas regalias por isso. No entanto essa prática se findou com a dominação dos romanos sobre os gregos.

Na Idade Média, o mundo passou por um período digamos “obscuro”. O poder da Igreja era muito forte nessa época, e o culto ao corpo era algo considerado mundano, pecaminoso, o importante era cuidar da alma. Assim a única prática esportiva dessa época era restrita ao treinamento militar e a formação do cavaleiro. Datam do século XIII, registros de regras de “torneios equestres”, que depois foram substituídos pelos “torneios modernos”. Havia também a prática das justas. Essas competições eram baseadas em batalhas de grupo, individuais e estavam intimamente ligados ao treinamento dos soldados.

Ao final do século XVIII e inicio do século XIX, começou surgir a ideia de esporte como conhecemos hoje. Foi no colégio que Thomas Arnold passou a utilizar os jogos praticados pela elite como um instrumento educacional.
Daí por diante o homem passou a ter o esporte incorporado em si e na sua cultura. A

Relacionados