M Todos Que Proporcionam As Bases L Gicas Da Investiga O

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2015
MÉTODOS QUE PROPORCIONAM AS BASES LÓGICAS DA INVESTIGAÇAO
Seguidos no processo de investigação cientifica dos fatos da natureza e da sociedade. São, pois, métodos desenvolvidos a partir de elevado grau de abstração, que possibilita ao pesquisador decidir a cerca do alcance de sua investigação, da explicação dos fatos e da validade de suas generalizações.
Podem ser incluídos nesse grupo osmétodos: dedutivos, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Cada um deles vincula-se a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade
Método dedutivo
O método dedutivo, de acordo com a acepção clássica, e o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular.
O protótipo do raciocínio dedutivo é o silogismo, queconsiste numa construção logica que, a partir de duas preposições chamadas premissas, retiram uma terceira, nelas logicamente implicadas, denominada conclusão veja o exemplo:
As galinhas têm dois pés. (premissa maior). Homem tem dois pés. (premissa menor).
Logo homens são galinhas. (conclusão)

O método dedutivo encontra larga aplicação em ciências como a física e a matemática, cujos princípiospodem ser enunciados como as leis. Por exemplo, da lei da gravitação universal.
E verdade que no âmbito das ciências sociais, sobretudo na economia, tem sido formulada leis gerais como a lei da oferta e da procura e a lei dos rendimentos decrescente.
Outra objeção ao método dedutivo refere-se ao caráter apriorístico de seu raciocínio. De fato, a partir de uma afirmação geral significa suporconhecimento prévio.
Método indutivo
O método indutivo procede inversamente ao dedutivo: parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares.
É um método responsável pela generalização, isto é, partimos de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral. Para Lokatos e Marconi (2007, p.86).
Aindução é um processo mental por meio de intermédio do qual, partindo de dados particulares suficientes constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contidas nas partes examinadas. Portanto os objetivos dos argumentos indutivos e levar a conclusão cujo conteúdo é muito mais amplo do que as das premissas nas quais se basearam.

Nesse método, parte-se da observação de fatos ou fenômenoscujas causas desejar conhecer.
As conclusões obtidas por meio e indução corresponde a uma verdade não contida nas premissas consideradas, diferentemente do que se ocorre com a dedução. Assim, se por meio da dedução chega-se a conclusão verdadeira, já que em premissas igualmente verdadeiras, por meio da indução chega-se a conclusões que são apenas prováveis.
Método hipotético-dedutivo
O processohipotético-dedutivo foi definido por Karl Popper a partir de criticas a indução.
A indução, no entender de Popper, não se justifica, pois o salto indutivo de alguns para todo exigiria que a observação de fatos isolados atingisse o infinito, o que nunca poderia ocorrer, por maior que fosse a quantidade de fatos observados. No caso clássico dos cisnes, para se sustentar, com certeza e evidencia quetodos os cisnes são brancos, seria necessário verificar cada cisne particular possível, do presente, do passado e do futuro, porque, na realidade, a soma dos casos concretos da apenas um numera finita, ao que enunciado geral pretende o infinito.
[...]. Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de umfenômeno, o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressa no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tomar falsas as consequências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo se procurava a todo custo confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo, ao contrario,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • M Todos De Abordagens Bases Logicas Da Investiga O
  • O M Todo Da Livre Investiga O Cientifica
  • L Gica
  • L Gica
  • L Gica
  • Qual O Campo De Investiga O Antropol Gica
  • M Todo Da Cadeia Estacion Ria Aplica O Para Controladores L Gicos E FluidSim
  • Plano de Aula M todos e Abordagens no Ensino de L ngua Inglesa 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!