M TODOS CONTRACEPTIVOS

Páginas: 11 (2689 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
O que são:
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Tipos:
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino),contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis.
Reversíveis: Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados,permitirão uma gravidez
Irreversíveis: Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.
Classificação:
Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:
Métodos comportamentais
- Tabelinha
A tabelinha, também conhecida por método rítmico, é baseada em umcálculo realizado a partir de um calendário, para saber o início e o fim do período fértil. Desse modo, são evitadas relações nos períodos em que há maior chance de gravidez.
Esse método contraceptivo tem maior chance de funcionar para mulheres com ciclos regulares, mas ainda assim é pouco eficaz para prevenir a gravidez.
-Temperatura Basal
O método da temperatura basal corporal "concentra-se" nasalterações da temperatura basal que ocorrem na mulher durante o seu ciclo de menstrual. A temperatura basal corporal corresponde à temperatura estável do corpo, obtida após um período de total repouso, normalmente pela manhã (período do dia em que a temperatura do corpo é mais baixa).

Antes da ovulação, que corresponde ao período fértil, a temperatura basal corporal permanece em nível baixo,temperatura estável. Depois da ovulação, a temperatura basal aumenta ligeiramente 2 a 5 décimos de grau, permanecendo com estas novas alterações até a próxima menstruação. Este ligeiro aumento de temperatura resulta do aumento dos níveis de progesterona. Assim sendo, a ovulação (fase fértil) corresponde à temperatura mais baixa

-Muco cervical (Billings)
O método do muco cervical, também conhecido comométodo de Billings, baseia-se na observação da secreção de muco por meio da vagina.
Após o período de menstruação, a vagina fica seca. Ao perceber a presença do muco cervical, que pode indicar fertilidade, a mulher deve evitar relações durante esse período.
A mulher pode observar o aumento progressivo do muco, que atinge o seu pico durante a ovulação, no qual fica grudento. Após o desaparecimentodo muco, a mulher deve permanecer em abstinência por três dias.
É um método contraceptivo pouco eficiente, pois qualquer alteração ocasionada por alguma doença pode alterar a produção do muco e sua consistência. Não é recomendado para mulheres que não possuem um parceiro fixo.
-Coito Interrompido
Coito interrompido é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis eejacula fora da vagina. É um dos métodos contraceptivos mais antigos que existe.
Possui baixa efetividade, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos. Além disso, pode ser difícil conter a ejaculação. Mesmo quando há o controle, é possível que alguns espermatozoides estejam na uretra devido à liberação do fluido pré-ejaculação (também conhecido comolubrificação) e com isso, a possibilidade de haver fecundação também existe.
Em comparação com a pílula anticoncepcional, que apresenta 0,1% de índice de falha, o coito interrompido possui 4% para casais que usam efetivamente esse método. A principal causa do insucesso é a falta de controle masculina.
Atualmente, com a ampliação das técnicas e da acessibilidade a estes, o coito interrompido não é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • M Todos Contraceptivos
  • M todos contraceptivos Naturais
  • M todos contraceptivos
  • M Todos Contraceptivos
  • M todos contraceptivos
  • M Todos Contraceptivos
  • M Todos Contraceptivos
  • M TODO CONTRACEPTIVOS HORMONAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!