M TODO QUALITATIVO VERSUS M TODO QUANTITATIVO

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
MÉTODO QUALITATIVO VERSUS MÉTODO QUANTITATIVO:
Suas potencialidades e suas limitações



RESUMO

O objetivo deste artigo é conhecer as características do método qualitativo e quantitativo compreendendo a dicotomia, caracterizar suas potencialidades e suas limitações, assim como as vantagens e desvantagens para a pesquisa. O método qualitativo investiga os fenômenos, trabalha com conceitos,foca-se na explicação dos fenômenos enquanto o método quantitativo utiliza números, estatísticas, emprega modelos matemáticos para a fundamentação e análise dos resultados da pesquisa. No entanto, dependendo dos objetivos do pesquisador, é possível combinar os dois métodos, um complementando o outro.

Palavras-chave: Pesquisa. Métodos. Quantitativo. Qualitativo.



1 INTRODUÇÃO

A relevância dosmétodos qualitativo e quantitativo para toda pesquisa científica pode ser compreendida considerando que o método é uma espécie de mapa da pesquisa, um conjunto de ações organizadas para se buscar a resposta para um problema que se queira descobrir. Já a ação de buscar a resposta para este problema é que caracteriza o ato de pesquisar, a pesquisa em si. Neste ponto, a pesquisa é definida como “umconjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos” (SILVA; MENEZES, 2001, p. 20). Já o método “identifica como se processam as operações mentais no processo de pesquisa científica” (SILVA; MENEZES, 2001, p. 10).
Como o conhecimento científico e a realidade a ser pesquisada é muito ampla, complexa, vasta, toda pesquisa requerum método para que possa ser delimitada, focar no assunto principal de acordo com os objetivos a serem atingidos com a pesquisa. Os dois principais métodos utilizados em pesquisas são o quantitativo, que emprega o uso de números, dados, estatísticas para analisar os resultados com mais precisão, e o método qualitativo, que emprega conceitos para pesquisar e analisar a realidade observada tentandoentender a natureza de um fenômeno (GÜNTHER, 2006). São as características e as diferenças, vantagens e desvantagens desses dois métodos que serão analisados neste paper.


2 MÉTODO QUANTITATIVO E QUALITATIVO

O método quantitativo é definido por Minayo e Sanches (1993) como a descrição matemática como uma questão de linguagem, ou seja, por meio de instrumentos que utilizam números, cálculos,tabelas, porcentagens, pode-se ler e analisar uma dada realidade traduzida em números. A crítica destes autores ao método quantitativo é de que, na prática, as descrições e os modelos matemáticos serão observados só parcialmente, ainda mais se a linguagem matemática for muito complexa.

Quanto mais complexo for o fenômeno sobinvestigação, maior deverá ser o esforço para sechegar a uma quantificaçãoadequada, em parteporque algumas atividades são inerentementedifíceis de serem mensuradas e quantificadas e,em parte, porque, até o presente momento,descrições matemáticas excessivamente complicadassão extremamente intratáveis, do ponto devista de solução, para que tenham algum valorprático (MYNAIO; SANCHES, 1993, p. 241).

O que se entende com isto é que o pesquisador há que ter cautela na horade usar o método quantitativo, utilizando as ferramentas adequadas para o tipo de pesquisa: uma pesquisa de tabulação de dados simples pode ser que requeira somente gráficos ou tabelas, ao passo que uma pesquisa mais elaborada pode requerer um modelo matemático mais elaborado, mais complexo.

Já quanto ao método qualitativo, Minayo e Sanches (1993) o consideram uma forma passível de investigaçãode significados do mundo social. É um tipo de pesquisa muito usada nas Ciências Sociais para investigar problemas humanos. Uma de suas limitações é que é um método que só pode ser empregado para a compreensão de fenômenos específicos e delimitáveis mais pelo seu grau de complexidade interna do que pela sua expressão quantitativa. Por exemplo, para investigar um grupo de pessoas com doenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • M Todos Quantitativos UN1
  • M Todos Quantitativos UN4
  • M Todos Quantitativos UN5
  • M Todos Quantitativos UN8
  • Av1 Administra o M todos Quantitativos
  • Aula 9 M todos Quantitativos
  • M todo
  • M todo das For as

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!