M todo de Azimuth para construir ogivas

1041 palavras 5 páginas
MÉTODO AZIMUTH PARA CONFECÇÃO DE OGIVAS
Método criado por Paulo Marcos G. Bubolz
Proibida a reprodução total ou parcial sem a expressa autorização do autor - Projeto Azimuth 2006© todos os direitos reservados

A cúpula ou nariz do foguete poderá assumir as mais variadas formas: ogivas, cones, elipses, etc. Poderá também ser construída á partir dos mais variados materiais como papel, fibra de vidro, ou mesmo madeira balsa.
O formato de cúpula mais adequado para foguetes subsônicos é o formato ogival, e é este justamente, um dos formatos que oferece maior grau de dificuldade de construção, valendo-se de métodos convencionais. Acreditamos que o método aqui apresentado será a solução ideal para quem busca construir suas ogivas sem a necessidade de equipamentos de difícil acesso ou técnicas morosas e complicadas, a um custo desprezível. 1 - DESENHANDO A OGIVA
As dimensões ideais para a construção de ogivas se dão pela relação
4x1, onde o comprimento equivale a quatro vezes o diâmetro.
Essa não é uma proporção crítica podendo ser alterada de acordo com cada projeto.
Antes de desenharmos a ogiva, será necessário obter a medida exata do perímetro do tubo de PVC. Em nosso exemplo utilizaremos um tubo de 75mm, assim teremos um raio de 37,5 multiplicado por duas vezes o valor de Pi teremos 37,5 X 6,28 que é igual a 235,5 mm valor que corresponde ao perímetro exato.
Também se pode obter o perímetro enrolando uma folha de papel sulfite em torno do tubo de PVC e marcando o ponto em que a extremidade da folha sobrepõem-se a si mesma, em seguida desenrole o papel e meça da extremidade até a marca que foi feita a fim de obter o perímetro.
Obedecendo a relação 4x1 nossa ogiva terá então 75mm de diâmetro por 330mm de comprimento, haverá uma diferença de 5mm a menos na altura devido a curvatura dos gomos.

235,5 mm

330,0 mm

De posse das medidas necessárias iremos transpor o formato da ogiva para uma figura plana composta por 6 “gomos” que unidos assumirão o formato ogival.
Desenhar

Relacionados

  • dicionario inglês militar
    100218 palavras | 401 páginas