M Todo Dacapo

1805 palavras 8 páginas
O MÉTODO DA CAPO
Joel Barbosa (1964)

Clistenes André

SOBRE O AUTOR
O Prof. Joel Barbosa, da Universidade Federal

da Bahia, paulista radicado na Bahia, cria o método Da Capo em 1996. Atualmente, é professor de clarineta nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além disso, tem coordenado e dado consultoria a projetos sócio-musicais na Bahia e em outros estados. Realiza pesquisa nas áreas pedagógica e de performance musical, desenvolve materiais didáticos para banda e treina alunos da UFBA para trabalharem com a metodologia de ensino coletivo de instrumentos de banda.

O ENSINO COLETIVO
Existem

programas de ensino coletivo, não só em instrumentos de Banda como também em violão, trompete entre outros. Há, certamente, muitos motivos para que se perceba as vantagens de ensino em grupo, a saber: O tempo do professor que é melhor utilizado, os alunos se preparam melhor por efeito da presença do grupo; aprendem a ter mais confiança em si próprios; têm mais tempo que nas aulas individuais para se recobrarem dos erros cometidos, o que é favorável à construção de uma auto-imagem positiva; aprendem por imitação uns com os outros; recebem maior estímulo para o desenvolvimento das habilidades de crítica, audição interiorizada e interpretação; adaptam-se desde o início a tocarem para os outros, entre outras.

SEMELHANÇAS ENTRE O DA CAPO E KODÁLY
Ao se fazer comparativos com as filosofias e métodos

tradicionais de educação musical identificam-se ideias e linhas de pensamento semelhantes entre o método Da Capo e a didática de Zoltan Kodály (1882-1967). O pensamento comum entre estes é que, a música deve estar presente no sistema educacional como aspecto a ser desenvolvido pelo ser humano, visando a sua formação integral. Outros pontos defendidos pelo método Da Capo e a metodologia de Kodály são a utilização da música folclórica e o canto no processo de aprendizagem musical. Segundo Kodály (1974, apud
MOREIRA, 2009), “É uma verdade longamente aceita o fato do canto

Relacionados

  • Software educativo
    3470 palavras | 14 páginas
  • Implantes cocleares
    18608 palavras | 75 páginas
  • Revista informador das construções
    33565 palavras | 135 páginas