M todo Calist nico

1909 palavras 8 páginas
Método Calistênico

A calistenia é o marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada aos obesos, crianças, sedentários, idosos e também às mulheres. A palavra CALISTENIA vem do grego kallós (belo) sthenos (força). Significa cheio de vigor e força.
Este método utiliza um conjunto de exercícios com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas utilizando o peso do próprio corpo, que se executavam ao som da música. Homens, mulheres e crianças podiam praticá-la.

Historia: Desde a Grécia Antiga já se falava em Calistenia, contudo nessa época os exercícios realizados para o ganho da força e de um corpo harmonioso estavam de acordo com os valores adotados pela sociedade da época e seus ideais de educação. Em Roma, os exercícios preparatórios aos jogos do circo e os exercícios da preparação militar também receberam essa denominação, mas desapareceram por volta de 393 d.C., com a proibição dos jogos olímpicos, pelo Imperador Teodósio. O uso moderno dos exercícios calistênicos data-se no ano de 1785, quando o professor de ginástica Christian Carl André da escola de Salzman, na Alemanha, integrou a prática destes exercícios à educação física, para os dias em que não se podia praticar atividades ao ar livre. Ele estabeleceu uma série de movimentos e posições com o objetivo de educar o corpo.
Quase meio século mais tarde, Clias, um suíço professor de ginástica, publicou, um livro dedicado exclusivamente as mulheres e trazia um método que misturava ideias do pedagogo Pestalozzi e à ginástica de Guts Muths, propondo exercícios ritmados e sem aparatos manuais. Desde então, surge, no meio profissional, uma distinção entre os termos: ginástica e calistenia. A ginástica compreendia a prática das atividades propostas pelas escolas alemãs, sueca e dinamarquesa, incluindo exercícios com ou sem aparelhos. Já a Calistenia, era entendida como a prática de exercícios ritmados, exclusivamente sem aparelhos, que foram denominados

Relacionados