,m ,lknl

1071 palavras 5 páginas
Anidridos
Propriedades
Físicas
As moléculas dos anidridos são polares mas não fazem ligações ponte de hidrogênio, assim sendo possuem ponto de fusão e ponto de ebulição mais baixos que osdos álcoois e dos ácidos carboxílicos correspondentes. São mais densos que a água e pouco solúveis nela, sendo no entanto mais solúveis em solventes orgânicos. Os anidridos de baixo peso molecularsão líquidos de cheiro irritante e forte.

Químicas
Os anidridos acíclicos reagem com álcoois formando ésteres e o ácido correspondente e com amoníaco formando amida e sal orgânico de amônio.Nomenclatura
A nomenclatura oficial dos anidridos, segundo a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), é feita baseada no ácido do qual ele foi formado, ou seja, troca-se a palavra “ácido”por “anidrido”. Por exemplo, no caso mostrado acima, o ácido de origem foi o ácido etanoico ou ácido acético, assim o anidrido resultante foi o anidrido etanoico ou anidrido acético.
A estruturadessa nomenclatura é a seguinte:
Nomenclatura oficial IUPAC: anidrido + prefixo + infixo + óico
Nomenclatura oficial dos anidridos.
Os cloretos de ácido, também denominados cloretos de acila, são compostos resultantes da substituição da hidroxila presente no grupo funcional dos ácidos carboxílicos pelo cloro.sua nomenclatura é dada em função do ácido correspondente segundo o esquema a seguir:
Os cloretos de acila são derivados dos ácidos carboxílicos e são utilizados para a síntese de outros derivados dos ácidos carboxílicos, como éteres, amidas e anidridos, além do próprio ácido.

Sua fórmula geral se dá pela substituição do grupo carboxila por um átomo de cloro, podendo estar em uma cadeia alifática ou aromática.

Nomenclatura dos cloretos de acila

Para dar nome a uma cadeia de cloreto de acila substitui-se a palavra ácido por cloreto e a terminação oico do ácido carboxílico correspondente por ila.

Definição
Isomeria é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma

Relacionados

  • Trabalho Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    7315 palavras | 30 páginas
  • PROJETO DE UMA FABRICA DE MOVÉIS
    11621 palavras | 47 páginas
  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas