M EMÓRIA G USTATIVA E I DENTIDADES : DE P ROUST À C OZINHA C ONTEMPORÂNEA

837 palavras 4 páginas
Resenha do artigo: “Cultura e Alimentação ou o que tem a ver os Macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin?” de Maria Eunice Maciel
Resenha de: Camilla Bassanello Chagas
Acadêmica de Nutrição – Universidade de Taubaté

Artigo: “Cultura e Alimentação ou o que tem a ver os Macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin?”.

MACIEL Maria Eunice. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, Horizontes antropológicos. Porto Alegre, ano 7, n.16, p. 146-156, Dezembro de 2001.

O Artigo tem como tema central a alimentação e como esse assunto é capaz de gerar inúmeras questões a serem indagadas pela antropologia.

É um artigo que apresenta uma revisão de vários outros artigos sobre a Antropologia da alimentação.

A autora, Maria Eunice Maciel, ao escrever o texto, chama a atenção para o óbvio do ato de alimentar-se que é vital a vida humana, mas que o homem atribui práticas que dão significado a esse ato, tornando-o mais íntimo, nutrindo não só o corpo, mas também ao imaginário, cozinhando, adicionando sabores e texturas, onde cita um exemplo da reflexão de Claude Fisher, sobre a alimentação humana. Talvez isso seja a maior distinção do homem para com outros animais em relação a sua alimentação, não se utilizando somente da aquisição e consumo.

Porém alguns animais, também podem desenvolver comportamentos semelhantes ao dos humanos em relação a seus “toques” e preferências alimentares, mesmo que esses atos sejam mais primitivos. Caso em que a autora lembra-se dos Macaquinhos da ilha japonesa de Koshima, onde uma macaca causou intrigante interesse por parte de etólogos e antropólogos ao mostrar a atitude de lavar a batata-doce antes de comê-la, tirando-lhe a lama; Seu gesto levou as outras fêmeas de seu grupo não só a imitá-la, mas a aperfeiçoar a técnica passando a lavar as batatas na água salgada, transmitindo esse exemplo a seus descendentes ao ponto de alterar até a organização social do grupo em questão, pois eles passaram a viver a beira mar.

No

Relacionados