M Dulo I Trabalho Apta Para Dia20

1643 palavras 7 páginas
Módulo I: Diversidade
“Diferentes, mas não desiguais!”
“Viva a diferença”

Esses dois temas ilustraram movimentos pela igualdade racial e abriram unidades didáticas sobre a diversidade. Fazem parte de muitos movimentos de denúncia de que nem sempre as diferenças são vistas como riqueza em nosso país, apesar do Brasil apresentar uma imagem de país da diversidade. Por vezes em casos, algumas diferenças viram sinônimos de defeitos em relação a um padrão considerado “normalidade”. Quando o assunto é diversidade, há sempre um “mas”, um “também”.
O preconceito está envolvido por todas as partes, até mesmo quando um jovem gay anda de mão dado com seu companheiro, e pessoas falam “ que apesar de ser gay, ainda anda de mão dada?”, ou até mesmo quando uma jovem sai de uma festa e acontece algum fato com ela ou quando uma jovem negra que tem qualificações necessárias para uma vaga de emprego e não consegue porque falam que ela não possui “boa aparência para aquela vaga” comento do visual por ela ter cabelo crespo, e acabam usando “talvez” e “quem sabe na próxima” isso trás uma característica antiga, quando as diferenças e as desigualdades .
1. Uma definição de cultura

No passado ou no presente, nas mais diversas partes do globo, homens e mulheres nunca deixaram de se organizar em sociedade e de se questionar sobre si ou sobre o mundo em que vive. Não precisamos recuar tanto no tempo para encontrar diferentes formas de organização social e manifestações culturais: nossos antepassados agiam e pensavam de forma muito diversa da nossa vida. Algum tempo atrás a situação da mulher no Brasil, era bastante distinta da atual. Os costumes de muitas famílias da nossa oligarquia rural exigiam que os pais escolhessem aquele que desposaria sua filha. Uma série de fatores influía na decisão dos pais e mães: desde alianças antigas entre as famílias, obrigações recíprocas, promessas feitas, às vezes, antes do nascimento dos filhos e filhas, até mesmo questões como o dote e os interesses

Relacionados