M-7595316

3448 palavras 14 páginas
Geoprocessamento

Tecnologia tem utilização cada vez maior pelas prefeituras e hoje é essencial para vasta gama de aplicações | Março/2005 | Edição 59 | | Fotografia de satélite da micro-bacia hidrográfica do município de São Miguel do Iguaçu (PR), com suas propriedades rurais
Como definição, o Geoprocessamento pode ser considerado como o conjunto de tecnologias que integram as fases de coleta, processamento e uso de informações relacionadas ao espaço físico, seus cruzamentos, análises e produtos.
Tendo em vista a evolução da informática, com o conseqüente aumento da capacidade de processamento e sofisticação dos sistemas e programas, a tecnologia de Geoprocessamento cada vez mais amplia o seu espaço de utilização, particularmente nas prefeituras, onde sua aplicação pode atingir as áreas mais diversas, como ordenamento e gestão do território, otimização de arrecadação, localização de equipamentos e serviços públicos, identificação de público-alvo de políticas públicas, gestão ambiental, gerenciamento do sistema de transportes e gestão da frota municipal.85% dos bancos de dados têm algum tipo de relação geográfica
Outros segmentos são incorporados a cada dia ao rol de aplicações, tendo em vista que, segundo pesquisas, 85% de todos os bancos de dados existentes têm algum tipo de relação geográfica, como atributos de endereços, localidades, atributos quantitativos com posicionamento espacial, coordenadas geográficas ou simples códigos postais.
Como tem sido demonstrado, é um investimento com alta taxa de retorno para a prefeitura. Do ponto de vista financeiro, em geral a implantação do Geoprocessamento e a atualização da base cadastral a ele associada trazem aumento da arrecadação.
Levando o uso de informações a um patamar superior, o impacto não ocorre somente no seu uso direto. Passa a haver uma exigência maior de informações de qualidade, motivada pelas próprias aplicações que vão sendo implantadas e podem ser constantemente aperfeiçoadas.
Como

Relacionados