L.E.R e DORT conceituação

1894 palavras 8 páginas
L.E.R. E DORT
Conceitualização:
A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros. A LER abrange um grupo de doenças que atinge principalmente os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações em razão da sobrecarga do sistema musculoesqueléticas. A DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é um grupo heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos induzidos por fadiga neuromuscular muscular devido ao trabalho realizado numa posição fixa (trabalho estático) ou com movimentos repetitivos principalmente de MMSS. Falta de tempo de recuperação pós-contração e fadiga (falta de flexibilidade, ritmo elevado de trabalho).

Caracterização:
Das características principais da LER E DORT podemos destacar:
Sintomas da LER- DORT
Geralmente os sintomas são de evolução insidiosa até serem claramente percebidos. Com frequência, são desencadeados ou agravados após períodos de maior quantidade de trabalho ou jornadas prolongadas e em geral, o trabalhador busca formas de manter o desenvolvimento de seu trabalho, mesmo que à custa de dor. A diminuição da capacidade física passa a ser percebida no trabalho e fora dele, nas atividades cotidianas.
As queixas mais comuns do portador de LER - DORT são:
Dor localizada, irradiada ou generalizada,
Desconforto,
Fadiga,
Sensação de peso,
Formigamento,
Dormência,
Sensação de diminuição de força,
Inchaço,
Enrijecimento muscular,
Choques nos membros e
Falta de firmeza nas mãos.
Nos casos mais crônicos e graves, pode ocorrer:
Sudorese excessiva nas mãos e
Alodínea (sensação de dor como resposta a estímulos não nocivos em pele normal).
Causas da LER – DORT
A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelética, e da falta

Relacionados

  • segurança do trabalho
    89312 palavras | 358 páginas