l.prutuguesa I

1006 palavras 5 páginas
LINGUA PORTUGUESA I
Atividade Avaliativa Objetivas G1
________________________________________
1
Assinale a única afirmação correta.
Peso: 1.0

Alternativa 1 Os sons emitidos na fala constituem a base estrutural de uma língua e é a partir deles que a escrita se organiza X

Alternativa 2 Para Cagliari, ser professor de português, pressupõe ter, primeiramente, conhecimentos básicos de sintaxe.

Alternativa 3 Normalmente, na visão chomskiana, o falante não se apercebe das relações existentes entre aspectos fonológicos, semânticos e sintáticos.

Alternativa 4 Conhecer o sistema fonológico, para não especialistas em língua, pode dificultar a organização dos conhecimentos prévios do falante.

Alternativa 5 A fala humana é constituída, basicamente, por sequências de grafemas, organizados de maneira lógica.

________________________________________
2 É fundamental para o profissional que se propõe seguir a carreira de professor de língua o reconhecimento da importância dos aspectos fonológicos da fala. Quando alguém diz, por exemplo, que gostaria de saber francês, árabe, mandarim etc., este indivíduo, normalmente, quer dizer que gostaria de saber falar tais línguas. Dificilmente ouve-se alguém dizer: ‘Vou matricular-me num curso de inglês, pois quero aprender a escrever em inglês’. A escrita é consequência, quase natural, para quem já sabe falar uma língua.” (Castilho Schneider)
Mediante tais considerações, assinale a afirmação correta: Peso: 1.0

Alternativa 1 Não há distinções importantes entre fala e escrita.

Alternativa 2 Letras e fonemas, embora sejam conjuntos distintos, não possuem relação próxima.

Alternativa 3 As letras, os grafemas, constituem apenas alguns dos recursos que permitem transformar a fala em escrita

Alternativa 4 A noção de sílaba é secundária para a língua falada, pois basta a organização e o agrupamento randômico de fonemas.

Alternativa5

Relacionados