L DICO E MUSICALIZA O NA EDUCA O INFANTIL Ok

1807 palavras 8 páginas
LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jaqueline Zimmermann
Professor-Tutor Externo: Sônia Regina Amâncio Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (0548) – Prática do Módulo V
27/05/2014

RESUMO

A música é um dos eixos norteadores da Educação Infantil, com ela trabalhamos vários aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil. A expressão musical desde os primeiros anos de vida é um importante ponto de partida para o processo de ensino-aprendizagem. Brincar é uma atividade natural da criança, ao mesmo tempo necessária para seu desenvolvimento. Através da brincadeira e do faz-de-conta a criança demonstra o que sabe, seus conhecimentos, o que deseja, suas emoções. A brincadeira como construção social é atravessada pela aprendizagem, onde as crianças aprendem brincando.

Palavras-chave: Música; Brincadeira; Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados objetivos e a importância do ato de cantar, brincar, ouvir histórias e jogar – jogos lúdicos e/ou faz-de-conta – para o desenvolvimento da criança.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, jogos de faz-de-conta, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto por atividades lúdicas e musicais. Além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.

2 A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

A música é um dos eixos norteadores da Educação Infantil, com ela trabalhamos vários aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil, entre eles: Cognitivo, afetivo e psicomotor através da música, tornando assim a aprendizagem mais prazerosa para as crianças.

A música faz parte do nosso cotidiano, convivemos com ela desde nossa vida intra-uterina, onde já diferenciamos vários sons. Segundo Melo (2011) “O estímulo musical interfere no desenvolvimento integral da criança, desde o ventre materno. Sendo assim, é importante iniciar a criança, após seu nascimento, no

Relacionados