j aj hdauhdagwn ehdubasa

504 palavras 3 páginas
1. Redes de Computadores

Uma Rede de Computador é formada por dois ou mais micros e outros dispositivos que estão interligados por um sistema de comunicação com a função de trocar informações e compartilhar recursos. O sistema de comunicação é constituído através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um complexo de regras que tem o intuito de organizar esta comunicação (protocolos).

1.1 Histórico de Redes

A abordagem histórica é sempre válida, mesmo quando se trata de tecnologia, que nos termos atuais, se moderniza e evolui em ritmo frenético. Devemos recorrer à história para resgatar as motivações, o contexto histórico e a evolução por trás de cada invenção. Portanto, não podemos ignorar a história daquilo que se tornou um componente centrar na infraestrutura mundial de telecomunicações, a internet.

Foram nos anos 60 que surgiram os primeiros estudos sobre comutação de pacotes, com intenção de criar uma forma de comunicação mais eficiente e robusta que a comutação de circuitos. Neste período 3 institutos que se destacaram em suas contribuições (pesquisas realizadas em paralelo, sem conhecimento mútuo). Seriam estes o MIT, Rand Institute e o National Physical Laboratory. Muito do que foi pesquisado teve propósito de atender a necessidades militares, pois o contexto político do mundo era a Guerra Fria. Mas pesquisadores, como J.C.R Licklinder do MIT, em 1962, já discutia o conceito de Rede Galática (Galactic Network), e já idealizava um conceito de redes de computadores que é basicamente o modelo de internet que temos hoje.

Em 1968 é criado o primeiro comutador de pacotes, chamado Interface Message Processors (IMP’s), para compor a arquitetura de ARPNet. Em 1969, três IMPs são instalados na universidade de Stanford, Santa Bárbara em Utah, configurando assim, uma rede com 4 nós. Em 1972 a ARPANet já contava com 15 nós. Neste mesmo ano o primeiro protocolo tipo host-to-host foi criado, e a primeira aplicação de e-mail foi apresentada.

A

Relacionados