IntoxEFICIÊNCIA DE IRRIGAÇÃO DE DIFERENTES ASPERSORES

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
EFICIÊNCIA DE IRRIGAÇÃO DE DIFERENTES ASPERSORES
Anabel Aparecida Oliarski; Dandara Ferreira; Fernanda Santos Dobis; Rodrigo Schafranski
INTRODUÇÃO

A irrigação é uma técnica utilizada a fim defornecer às plantas quantidades suficientes de água para possibilitar um bom desenvolvimento da plantação. Para assegurar uma irrigação eficiente, é imprescindível que o sistema apresente altauniformidade de aplicação da água (SILVA; SILVA, 2005).
Portanto, a escolha do sistema de irrigação deve ser feita levando em conta o tipo de solo, topografia, clima, cultura, custo do equipamento eenergia, qualidade de água disponível e mão-de-obra ( BRAGA; CALGARO, 2010).
Hoje, existem diversos sistemas que podem ser utilizados na irrigação, dentre eles esta o sistema de irrigação por aspersão, oqual visa suprir a demanda hídrica da cultura, através do lançamento de um jato uniforme de água sobre a superfície do terreno, simulando chuva intensa ( SILVA et al., 2012).
O sistema de irrigação poraspersão apresenta muitas vantagens, como por exemplo, a comodidade e a rapidez na operação, a fácil adaptação do sistema às condições do terreno e sua eficiência de aplicação.
Levando em conta asinformações apresentadas acima, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficiência de irrigação de diferentes aspersores.

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi conduzida na horta experimentallocalizada na fazenda escola do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) em Ponta Grossa-PR.
Para a realização da mesma, foi necessário o nivelamento do terreno para que a análise pudesse serefetivada.
Para testar a eficiência de irrigação, utilizou-se três tipos distintos de aspersores sendo brasileiro (aspersor Fabrimar), israelita (NDJ israelita) e americano.
Cada aspersor permaneceua 1,20m de altura, posicionado ao centro de 49 coletores de 300ml de volume com dimensões de 7,2cm de diâmetro superior (borda), 10,7cm (altura), 4,8cm de diâmetro inferior (fundo), igualmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspersores
  • Aspersores
  • irrigação
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!