INCLUSÃO - SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS?

Páginas: 14 (3400 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INCLUSÃO - SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS?


Débora Cristine Neuberger *
Débora Duarte Juffo**
Maria Eloisa Farias***
Grace Prá****


Resumo

Este artigo faz questionamentos sobre o que significa incluir. Objetiva subsidiar teoricamente o processo da inclusão e o ambiente escolar inclusivo ideal, sendo que este deverá saber trabalhar com as diferenças e particularidades de cada aluno,principalmente, às dos alunos com deficiência. Apesar do processo de inclusão estar acontecendo, ainda está longe do ideal, mesmo com políticas estabelecidas na legislação, assegurando o direito do aluno com deficiência de estar no ensino regular, são muitas as barreiras a serem transpostas, para que o mesmo seja totalmente incluído no ambiente escolar, no mercado de trabalho e na sociedade.Palavras-chave: inclusão, ambiente escolar, alunos com deficiências.



Introdução

A inclusão é um assunto, hoje em dia, muito presente no cotidiano da sociedade, na mídia e nas escolas, fala-se cada vez mais em incluir. Porém, a maioria das discussões sobre o tema está direcionada ao sistema educacional, em como adequá-lo a essa nova realidade. Incluir não é uma questão social apenas daescola, apesar dela ser o foco principal, a ação de incluir deve fazer parte do nosso cotidiano.


_____________________________
Embora a educação inclusiva tenha sido uma bandeira da educação especial, não implica somente em incluir as pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, diz respeito a um sistema educacional que atenda com qualidade o conjunto todo. Sendo assim: “(...) o atode incluir não se refere apenas às pessoas com deficiência, mas todos os grupos vulneráveis, a todas as pessoas, enfim a toda sociedade.” (LIMA apud SOUZA, p.29).
Segundo o Censo Escolar, da Educação Básica, realizado em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), houve um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes do ensino regular. O índice de matriculados passou de46,8%, em 2007, para 54% em 2008, totalizando 375.772 estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotados.
Apesar dos dados nos mostrarem um maior número de alunos das classes especiais matriculados nas classes regulares de ensino, cabe questionar: será que a inclusão está acontecendo de forma correta? Será que estamos preparados para essa novarealidade?
Cada um possui suas individualidades e as mesmas devem ser respeitadas. Devemos saber lidar com as diferenças, sejam elas físicas, mentais, raciais, culturais, socioeconômica, entre outras.
Mittler (2003, p.25) propõem que a inclusão no campo da educação envolve um processo de reforma e reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possamter acesso a todas as gamas de oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola. Isto inclui o currículo coerente a avaliação, os registros e os relatórios de aquisições acadêmicas dos alunos, a pedagogia e as práticas de sala de aula, bem como as oportunidades de esporte, lazer e recreação.
A inclusão é um elemento significativo do currículo oculto das escolas, apesar de abordartransversalmente questões como: classe social, identidade, diferença, subjetividade. Segundo Silva (2002, p.78), o currículo oculto são os aspectos que não fazem parte do currículo oficial, como atitudes, comportamentos, valores, orientações, mas que de alguma forma contribuem para aprendizagens sociais relevantes.
Apesar do foco deste trabalho estar direcionado para a questão da inclusão de portadoresde deficiência, não podemos esquecer que no ambiente escolar, outros sujeitos sociais necessitam ser incluídos.


UM POUCO DA HISTÓRIA...

A defesa da cidadania e do direito à educação das pessoas portadoras de deficiência é atitude muito recente em nossa sociedade (MAZZOTTA, 1999 p.15).

A conquista desse direito e de outros por parte dos portadores de deficiência foi uma grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: “ ESTAMOS SENDO PREPARADOS ADEQUADAMENTE?”
  • Fisioterapia e morte: estamos preparados?
  • INCLUSÃO: O MUNDO ESTÁ PREPARADO PARA ELA?
  • Sera que inclusão acontece
  • Será que não estamos perdendo o foco de nosso objetivo de vida?
  • Ensino fundamental de 9 anos: estamos preparados para implanta-lo?
  • A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS REGULARES: SERÁ QUE A ESCOLA ESTÁ MESMO...
  • Quem sera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!