I.e.d. esquema sobre norma jurídica

Páginas: 2 (399 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Resenha do filme Desmundo

A trama se passa no Brasil Colônia em meados de 1570, época em que ocorreu os primeiros contatos dos índios brasileiros com os invasores portugueses. Nasprimeiras cenas mostra-se o pedido do padre jesuíta ao reino português no intuito de que enviassem órfãs da Metrópole para desposarem os colonos brasileiros, com o objetivo de reduzir os riscos demiscigenação, ou seja, evitar o contato com índias para continuarem a viver ao serviço do Senhor.
As moças que ali chegavam já estavam destinadas a se casarem com homens específicos, que possuíssemrecursos financeiros e, eram apresentadas aos mesmos pouco tempo antes da cerimônia. A personagem principal, Oribela, por ter vocação religiosa, acaba por dar uma “cusparada” em seu pretendente causando adesistência do mesmo. Mas, não escapando do destino, casou com outro colono, cujo nome era Francisco de Albuquerque.
Francisco era dono de um engenho onde a mão de obra era quase que exclusivamenteindígena. Nele, mora com sua mãe e uma criança com problemas mentais. Oribela pede a seu marido que só a possua sexualmente depois que ela acostumar-se com ele e obtivesse afeto. Contudo, com opassar dos dias a tolerância de Francisco se esgota e o mesmo a estupra, fazendo com que a jovem faça uma tentativa de fuga. Porém, sem êxito, pois ao chegar à praia encontrou dois homens e ao pedirajuda os mesmos quiseram estuprá-la, nesse exato momento aparece Francisco e mata os dois.
Oribela retorna à propriedade de seu marido e passa a viver acorrentada aos cuidados de uma índia, no entanto,não conseguem se comunicar por conta da diferença de línguas. Aos poucos a moça obtém a confiança de seu marido. Com as visitas de Ximeno Dias, mercador que vivia na região, a seu marido, Oribelapassa a demonstrar interesse pelo mesmo, e consegue que ele a ajude a retornar a Portugal. Ao conseguir fugir, Oribela refugia-se na casa de Ximeno, porém, Francisco desconfia a participação do mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre Normas Jurídicas
  • Trablho sobre normas juridicas
  • esquema sobre vigancia da norma juradica
  • Norma juridica
  • Normas juridicas
  • norma juridica
  • Normas Jurídicas
  • norma jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!