I.b.g.c ( instituto brasileiro de governança corporativa)

996 palavras 4 páginas
Matéria: Topicos II

I.B.G.C
( Instituto Brasileiro de Governança Corporativa )

Março, 2012
INTRODUÇÃO

Em 1994, o administrador de empresas Bengt Hallqvist e o professor e consultor João Bosco Lodi vislumbraram a necessidade de criação de um organismo destinado a colaborar com a qualidade da alta gestão das organizações brasileiras.

Mais do que implantar conselhos de administração, as empresas passariam a demandar uma atuação efetiva desses órgãos para a perpetuação dos seus negócios. Essa foi a crença que levou um grupo de 36 pessoas, entre empresários, conselheiros, executivos, consultores e estudiosos, a fundar, em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração (IBCA).

A ideia era fortalecer a atuação desse órgão de supervisão e controle nas empresas. Com o passar do tempo, entretanto, as preocupações se ampliaram para questões de propriedade, diretoria, conselho fiscal e auditoria independente.

Em 1999, o Instituto passou a se denominar Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Hoje, é reconhecido nacional e internacionalmente como a principal referência na difusão das melhores práticas de Governança na América Latina.

O IBGC surgiu com a proposta de se tornar referência também pela aplicação dos conceitos de Governança Corporativa em sua própria administração.
A adoção destas práticas, com visão no longo prazo, promove a perpetuação do Instituto, além de fortalecer sua reputação e seus valores.
A administração do Instituto é exercida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, cujos membros não são remunerados.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Formado por nove integrantes, é responsável pela orientação geral, definição da estratégia e monitoramento dos planos de ação. Assim como se manifesta sobre o desenvolvimento da Governança

Relacionados

  • IBGC
    1067 palavras | 5 páginas
  • Governança corporativa
    8174 palavras | 33 páginas