(I) migrações

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Parte I – Imigrantes

1) Relacionar as principais correntes imigratórias ocorridas para o Brasil em três momentos:

a) Final do século 19 e início do século 20;

Foi durante a segunda metade do século 19 e o início do século 20 (1850-1930) que o Brasil recebeu o maior número de imigrantes. O Brasil era uma nação essencialmente agrícola, totalmente dependente de mão de obra escrava. Após aabolição da escravatura fazendeiros de São Paulo estimularam a vinda de imigrantes, principalmente colonos italianos para substituir a mão de obra escrava. Outros fatores, como as crises econômicas na Europa, nessa mesma época, também motivaram essas grandes correntes migratórias para o Brasil. O perfil dos imigrantes era na maioria jovens, pobres, do sexo masculino, em idade produtiva e comhabilidades técnicas e manuais.

b) Pós Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Como em toda guerra, os índices de imigrações para outros países aumentam devido ao medo, pânico e condições sociais da população. Neste caso o Brasil foi um dos países utilizados pelas pessoas como meio de não ser atingido por tais situações da guerra.


c) Pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Durante e após aSegunda Guerra Mundial, a emigração diminuiu. Com a reestruturação econômica do pós-guerra, as migrações europeias passaram a ser predominantemente internas e menos intercontinentais. Além de que a Lei das Cotas de Imigração, do governo Vargas, foi um fator determinante para a diminuição da vinda de imigrantes.

2) Relacionar o local de origem desses imigrantes para os locais de chegada dos mesmosno Brasil.

Em 1850 e 1851 surgiram importantes colônias no estado de Santa Catarina pelos imigrantes alemães. Os italianos se estabeleceram no Rio Grande do Sul, São Paulo e no Espírito Santo; e o Paraná recebeu principalmente povos eslavos (russos ucranianos e poloneses). Para o sudeste vieram os espanhóis, os sírio-libaneses e os portugueses. E a partir de 1908, vieram os japoneses que sefixaram nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Pará.

3) Quais motivos levaram esses imigrantes a procurarem o Brasil em três épocas distintas.

O Brasil foi o quarto país a receber pessoas de outros países na América, ficando atrás dos EUA, da Argentina e do Canadá. Embora o fator econômico seja decisivo e determinante na análise das causas da imigração, outros aspectos de carátersociocultural assumem grande importância na imigração para o Brasil. A procura de uma melhor situação de vida está sempre presente nos sonhos dos imigrantes, seja ele fugindo de uma guerra, de aspectos precários da vida ou de um governo rígido.



4) As condições desses imigrantes no Brasil foram satisfatórias? Justifique.

Os imigrantes que vieram para o Brasil conseguiram se adaptar bem, poistrouxeram aspectos de suas respectivas culturas e criaram uma nova identidade para elas. Alcançaram papel significativo da economia com a criação de novos comércios, como por exemplo, os japoneses que na Grande São Paulo e arredores introduziram os cinturões verdes, atividade hortifrutigranjeira. Mas nem todos tiveram sucesso na vinda, porque muitas vezes não havia o cumprimento das promessasfeitas pelos agenciadores desses imigrantes, que não encontravam aqui o que lhes era prometido, como terra própria para cultivar.



II Parte – Migrações

1) Relacione as principais correntes migratórias dentro do espaço territorial brasileiro.

a) Durante a primeira metade do século 20:
Na década de 1950 houve a saída de nordestinos rumo ao Centro-Oeste para trabalhar na construção deBrasília. Esse período ficou conhecido como a “Marcha para o Oeste”, e os migrantes foram chamados de “candangos”. Entre a década de 1950 a 1970

b) A partir da década de 1970:

Saída de nordestinos que continuaram migrando para o Sudeste, o Centro-Oeste (Mato Grosso) e o Sul (Paraná). A partir de 1967, com a criação da Zona Franca de Manaus, ocorreu intensa migração de nordestinos rumo à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia das Migrações I
  • Migrações
  • Migracões
  • Migraçoes
  • As Migrações
  • migrações
  • Migrações
  • Migrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!