I love murrure

2705 palavras 11 páginas
CONCEPÇÃO INATISTA
A concepção inatista parte do ponto de que o que ocorre após o nascimento não é importante para o desenvolvimento humano. As capacidades de cada ser humano como sua personalidade, valores, hábitos e religião, seu pensamento, suas emoções e conduta social, já se encontrariam basicamente prontas em sua forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase sem nenhuma transformação ao longo da existência.
As origens da posição inatista podem ser encontradas, de um lado na Teologia: Deus, de um só ato, criou cada homem em sua forma definitiva, Após o nascimento, nada mais haveria a fazer, pois p bebê játeria em si os genes do homem que viria a ser. Dessa forma, o destino de cada criança já estaria totalmente determinado pela “graça divina”.
A evolução, para Darwin, resulta de mudanças graduais e cumulativas no desenvolvimento das espécies. Essas mudanças, por sua vez, decorrem de variações hereditárias que fornecem vantagens adaptativas em relação às condições ambientais prevalecentes, concluindo que aqueles capazes de se adaptar ao meio serão capazes de sobreviver.
Aplicando essa teoria evolucionista na concepção inatista, sendo ela mal interpretada, não se levou em conta que o ambiente tem um impacto decisivo sobre o ciclo de vida dos membros de cadaespécie, muito embora não possa produzir neles alterações que venham a ser transmitidas a futuras gerações. A teoria de Darwin acabou, por assim dizer, compreendida erradamente na concepção inatista e afirmando que os fatores ambientais eram incapazes de exercer um efeito direto tanto na espécie quanto no organismo.

Teoria Inatista

A teoria Inatista do Desenvolvimento é inspirada nas premissas do idealismo filosófico. O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana, nada existe fora do homem. O mundo real é um mero fenômeno da consciência.
É uma teoria

Relacionados