I - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária: II - ANEXOS - Categorias Especiais de Anúncios Anexo J – PRODUTOS DO FUMO

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
I - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária:
II - ANEXOS - Categorias Especiais de Anúncios
Anexo J – PRODUTOS DO FUMO

O Anexo "J", embora revisado há não muito tempo, encontra-se,em muitos de seus dispositivos, superado pelas restrições posteriormente determinadas na Lei Federal nº 10.167, de 27 de dezembro de 2000. Impõe-se, portanto, a leitura desse texto legal, em paralelocom as recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Anexo.

Produtos de Fumo

A publicidade submetida a este Anexo observará o seguinte:

1. Não sugerirá que osprodutos possuam propriedades calmantes ou estimulantes, que reduzam a fadiga, a tensão ou produzam qualquer efeito similar.
2. Não associará o produto a ideias ou imagens de maior êxito nasexualidade das pessoas, insinuando o aumento da virilidade ou feminilidade dos fumantes.
3. Não sugerirá ou promoverá o consumo exagerado ou irresponsável, a indução ao bem-estar ou à saúde, bem como oconsumo em locais ou situações perigosas ou ilegais.
4. Não associará o uso do produto à prática de esportes olímpicos e nem se utilizará de trajes de esportes olímpicos para promoção/divulgação de suasmarcas.
5. Não fará qualquer apelo dirigido especificamente a menores de 18 anos, e qualquer pessoa que, fumando ou não, apareça em anúncio regido por este Anexo, deverá ser e parecer maior de 25anos.
6. Não empregará imperativos que induzam diretamente ao consumo.
7. Na publicidade e nas publicações institucionais e legais, bem como nos anúncios classificados de empresas produtoras dederivados de fumo, não haverá obrigatoriedade de inserção de advertência, conforme facultado por lei, desde que as referidas peças não visem a promoção de marcas de produtos destinados ao público consumidor.A propaganda de cigarro é uma das indústrias mais moralmente questionáveis de todos os tempos. Na década de 80, os anunciantes não mediam esforços e exploravam todos os recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anexo “h” do código brasileiro de auto-regulamentação publicitária
  • anexos i j
  • CONAR
  • ANEXO I
  • ANEXO I
  • ANEXO II
  • anexo i
  • Anexos I II e III Plano Diretor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!