Histórico‏ de Gestão de Pessoas

501 palavras 3 páginas
Gestão de Pessoas – Histórico A gestão de pessoas se desenvolveu no Brasil a partir de um movimento de colonização oriundo do estrangeiro. Foram analisados dois períodos: de 1950 a 1980 e de 1980 a 2010. A década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, foi marcada pelo processo de modernização do país. A de 1980, por sua vez, caracterizou-se pela democratização, a qual abriu espaço para a liberalização econômica, ocorrida na década de 1990.
COLONIZAÇÃO (1950–1980)
Este primeiro período foi marcado pela introdução das práticas fundamentais da gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, e gestão de carreira. O discurso, dominante na época, pressupunha que a importação e a implementação de modelos e práticas de recursos humanos desempenhavam um papel importante na profissionalização das empresas, na melhoria das práticas administrativas e na modernização das relações de trabalho.
Essa perspectiva relaciona o processo ocorrido à substituição das relações de trabalho arcaicas por condutas mais modernas. Segundo tal ponto de vista, os modelos e práticas importados por empresas multinacionais e escolas de administração trouxeram benefícios para as organizações, as quais puderam aumentar a sua eficiência operacional. Eles também trouxeram vantagens para os trabalhadores diretamente envolvidos, que passaram a ter acesso a vários benefícios, incluindo os programas de saúde, formação e desenvolvimento. NEOCOLONIZAÇÃO (1980–2010)
O segundo período se caracterizou por três grandes mudanças na gestão de pessoas. A primeira foi a busca por um melhor alinhamento com os objetivos empresariais, por meio da adoção de estruturas descentralizadas e da criação de postos de trabalho para consultores internos, a fim de responder às demandas dos negócios.
A segunda foi a incorporação intensiva de novos modelos e práticas de trabalho. De fato, a área de gestão de pessoas se transformou em uma porta de acesso para modismos gerenciais.

Relacionados