h.c.a mod. 5

1115 palavras 5 páginas
A cultura do palácio

Índice

Conteúdo

Introdução
Neste trabalho vou falar um pouco sobre a vida e a obra de Michelangelo, este trabalho foi-me proposto pelo professor Carlos Sardinha de História e Cultura das Artes onde o pintor foi a nosso gosto, com o objetivo de ficarmos a conhecer melhor sobre os pintores e as suas influências renascentistas, realizei este trabalho com a ajuda de alguma páginas que a internet nos disponibiliza, com tudo não ouve dificuldade na realização do trabalho.

Michelangelo Biografia

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese a 6 de Março de 1475 e faleceu em Roma a 18 de Fevereiro de 1564,foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma. A Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e o seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, das ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias. Foi considerado o maior artista do seu tempo, chamavam-no de o Divino.

Principais características das suas obras: Michelangelo era muito detalhista na configuração da figura humana dentro de nossas leis. As obras renascentistas foram marcadas

Relacionados