G.E.I - Linguagem

794 palavras 4 páginas
F UNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

G.E. I - Linguagem
Professor: Rogério Nobóa Data prevista para entrega: 17/04/2013 Período: 7°

Proposta de atividade: No primeiro semestre de 2011, a aluna de graduação em pedagogia do UNIFESO, Renata Rebelo Teixeira escreveu a monografia “Práticas alfabetizadoras de leitura para a formação do leitor”. Em sua fundamentação teórica ela discutiu conceitos e ideias de alguns autores sobre a formação do leitor. Após ler este capitulo, construa uma resenha levantando os principais conceitos, após isso faça uma relação de seu ambiente de trabalho (ou estágio) com alguns dos conceitos resenhados por você.

Após ler a monografia da Renata Rebelo Teixeira, notei vários aspectos importantes principalmente sobre a leitura. Ao me relacionar com esses conceitos vejo que a questão de formar futuros leitores é um ponto bastante discutido nas escolas nos dias de hoje, pois os professores estão sempre reforçando, e com o intuito de incentivar os alunos neste processo de ler, para que isso ocorra é preciso trabalhar muito esse ponto.
Uns dos conceitos que destaquei no trabalho da Renata foram, a questão do professor com a leitura, pois em primeiro lugar deve partir dos professores o gosto pela leitura, pois se o professor deseja formar bons leitores é preciso que ele se interesse pelo assunto, goste de ler, esteja sempre se aprofundando sobre o tema, se empenhe junto ao aluno sempre.
A leitura é uma fonte de prazer, de satisfação pessoal, de conquista, de realização, que serve de grande estímulo e motivação para que a criança goste da escola e de ler (CAGLIARI, 2010). Observei que a escola deve estar preparada para esse tipo de trabalho a se desenvolvido contendo materiais adequados, professores capacitados, ter uma relação de ambos professor e aluno. Para que um

Relacionados

  • Ensino da literatura na visualidade do cinema : a ficção dentro e fora da sala de aulat contemporâneo
    37367 palavras | 150 páginas
  • Sistema de Iformação
    29532 palavras | 119 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas