G Nero Textual E Tipologia Textual Produ Ao Interativa

765 palavras 4 páginas
Gênero textual e Tipologia textual
Gênero textual: Pode ser facilmente classificado como toda diversidade textual, ou seja, pode ser reconhecido pela forma que está organizado, o seu contexto e suas demais funções a qual o texto se destina seus principais representantes são: as bulas, contos de fadas, crônicas, anúncios, charges, cartas, instruções de uso, historias, entre tantos outros. Basicamente os gêneros textuais são a forma como a língua se organiza para se manifestar nas mais diversas situações de comunicação, são a língua em constante uso e pode ser facilmente definido como as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. Exemplos:
Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.
Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.
Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.
Tipologia textual: A tipologia textual diz respeito à forma como um determinado texto é apresentado. O aspeto tipológico de um texto diz respeito ao propósito com o qual o texto foi escrito, este pode ser considerado a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injuntivo.
Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num

Relacionados

  • Novas Tendencias em Análise do Discurso
    9495 palavras | 38 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas