G Nadas E Gametog Nese

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
Gónadas e Gametogénese
Reprodução Humana



Os orgãos dos sitemas reprodutores masculino e feminino, pela sua constituição e funcionamento, asseguram a produção de gametas, permitem a ocorrencia de fecundação e o desenvolvimento de novos seres, ao longo de sucessivas gerações.


Nas gónadas, quer masculinas ( testiculos) quer femininas ( ovarios ), ocorre um processo chamado gametogénese quepermite a formação de gametas.
Os gametas são células especializadas, formadas através de meiose, que contêm metade da informação genética do progenitor. Quando ocorre o acto sexual o homem ejacula na vagina da mulher milhões de espermatozóides que tem como objectivo fecundar um oocito II.
Após a fecundação o ovo vai ajolar-se no útero onde se vai desenvolver, idealmente, ao longo de 40 semanas atéestar pronto a enfrentar as adversidades do exterior.

Gónadas




Os ovários são os gónadas femininos que se encontram na zona pélvica ,
é nos ovários que ocorre a oógenese, meiose, responsável pela formação dos gametas, e tambem a produção de hormonas como estrogénio e progesterona.
As trompas de falópio são o orgão que faz a ligação entre os ovários e o útero e o local onde normalmente ocorre afecundação.
O útero é o orgão que desempenha a função, durante a gravidez, de armazenar e proporcionar ao feto tudo o que necessita.
A vagina é o orgão que estabelece a ligação entre o exterior e o útero e ainda é o orgão receptor dos espermatozóides.


Os gónadas masculinos são os testiculos, que são o local onde ocorre a espermatogénese, fenomeno fundamental para a formação de espermatozóides ea produção de testosterona.
O escroto é a bolsa de pele que envolve e protege os testiculos.
Os epidídimos são conjuntos de canais onde os espermatozóides são armazenados e amadurecidos.
Os Canais deferentes permitem o armazenamento e transporte dos espermatozóides para a uretra.
As vesículas seminais são glândulas que segregam substâncias fundamentais para a sobrevivência e locomoção dosespermatozóides, a próstata para além de também ter esta função é importante também para separar a urina do esperma.
O pénis é o órgão de Copulação estimulado sexualmente vai ser erecto por uma pressão sanguínea fora do normal. É através deste órgão que os espermatozóides são introduzidos no interior da vagina.


Gametogénese
É um processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados dereprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese também acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui onúmero diploide característico de cada espécie.

É nos testículos e nos ovários que ocorre a gametogénese.
No caso dos testículos chama-se espermatogénese e no caso dos ovários chama-se oogénese.

A Espermatogênese
 
Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas. Secretam a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas: aparecimento dabarba e dos pêlos corporais em maior quantidade, massa muscular mais desenvolvida, timbre grave da voz, etc.

As células dos testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozóides são produzidos. A testosterona é secretada pelas células intersticiais. Ao redor dos túbulos seminíferos, estão as células de Sertoli, responsáveis pela nutrição e pela sustentação dascélulas da linhagem germinativa, ou seja, as que irão gerar os espermatozóides.


Nos mamíferos, geralmente os testículos ficam fora da cavidade abdominal, em uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal. Dessa forma, a temperatura dos testículos permanece aproximadamente 1° C inferior à temperatura corporal, o que é ideal para a espermatogênese.

A espermatogênese divide-se em quatro fases:
Fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gametog Nese
  • Gametog Nese
  • Gametog Nese
  • Revis O Gametog Nese
  • G NESE DO DIREITO
  • INSTITUTO G NESES
  • G nese da Cultura
  • G nese das Rochas Salvo Automaticamente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!