FESTA DE SANTO ANTÔNIO: TRADIÇÃO CULTURAL EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DE BARRA DO GARÇAS- MT

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
FESTA DE SANTO ANTÔNIO: TRADIÇÃO CULTURAL EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DE BARRA DO GARÇAS- MT


Elderson Silva1
Nayhara Wellen Ferreira Silva2
Polyana da Silva Nascimento3

RESUMO
Este artigo procura apresentar a importância da festa de “Santo Antônio”, para com a cidade de Barra do Garças - MT, sendo esta uma festa religiosa. Realizada na região da cidade velha da cidade, esta festahomenageia Santo Antônio, o padroeiro da cidade, em que a mesma é organizada pela Igreja Católica. Atualmente a igreja se mobiliza para realizar a festa todos os anos e busca convidar toda a comunidade da cidade, seja católica ou não.
Palavras-chave: Festa, Cultura, Religião.
Abstract: This article presents the importance of the feast of "St. Anthony", to the city of Barra do Garças - MT, which is areligious festival. Held in the region of the city's old town, this festival honors Saint Anthony, the patron saint of the city in which it is organized by the Catholic Church. Currently the church is mobilized to conduct the festival every year and seeks to invite the whole community of the city, whether Catholic or not.
Keywords: Party, Culture, Religion.




INTRODUÇÃO.
O sentido defesta e tradição
As festas populares é uma das representações mais marcante da nossa identidade cultural, festas populares no Brasil possui uma relação muito forte com a religião, principalmente o catolicismo. Para Moura (2001, apud Ribeiro, 2004, p.48) as manifestações populares de cunho religioso ou não, possui um caráter ideológico uma vez que comemorar é, antes de mais nada conservar algo queficou na memoria coletiva.
Para Mazoco (2007) Festas são momentos sociais nos quais os homens reafirmam laços de solidariedade, praticam a sociabilidade, se harmonizam se unem e, assim, constroem suas identidades sociais. As festas tradicionais religiosas são dadas pelo coletivo de uma sociedade.
Partindo dos pressupostos, festas tradicionais são formas de obter uma identidade cultural em umadeterminada sociedade, são valores adquiridos ao longo do tempo e são passados para futuras gerações. Segundo Silva et al (2006) tradição é um produto do passado que continua a ser aceito e atuante no presente. É um conjunto de práticas e valores enraizado nos costumes de uma sociedade.
A festa de Santo Antônio é uma importante festa tradicional em homenagem ao padroeiro de Barra do Garças-MT,festa esta que existe antes mesmo da cidade ser emancipada em 1948, organizada há 62 anos pela Paroquia Santo Antônio com uma duração de duas semanas ocorre sempre nas primeiras semanas de junho.
As manifestações populares é um campo altamente rico em pesquisas principalmente para a Geografia Cultural, esses fenômenos podem ser interessantes para os geógrafos, pois ocorre num espaço/tempo carregadosde símbolos e signos.
1. A festa religiosa que virou tradição e cultura
A festa do Santo Antônio, segundo entrevista feita com padre Inácio, começou em razão do então fundador de Barra do Garças-MT, Antônio Cristino Côrtes, que devido a um milagre em que lhe foi concebido, tornou-se devoto do santo casamenteiro, além disso, a festa quando surgiu, acontecia na residência do então fundador dacidade entre familiares e amigos. Devido ao garimpo, a cidade recebia grandes fluxos migratórios e, aos poucos a festa foi crescendo e se tornando cada vez mais popular, tanto é que o santo é padroeiro da cidade, foi quando em 1951 esta mesma festa passou a ser uma responsabilidade da igreja católica.
Deste modo, tornou-se numa importante festa tradicional em homenagem ao padroeiro de Barra doGarças-MT, festa esta que existe antes mesmo da cidade ser emancipada em 1948, organizada há 62 anos pela Paróquia Santo Antônio com uma duração de duas semanas e que ocorre sempre nas primeiras semanas de junho, atraindo pessoas de toda a região, tanto pela questão religiosa, quanto pela diversão.
Há nesta festa dois espaços sendo uma parte de contexto religioso e a outra profana, em que, na parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMAGINÁRIO CULTURAL A CERCA DO XAVANTE EM BARRA DO GARÇAS-MT
  • O MORADOR DE RUA DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS/MT E SUA DIGNIDADE SOCIAL
  • Historia de barra do garças
  • POLO BARRA DO GARÇAS
  • Artigo festa do padroeiro
  • Agricultura barra do garças
  • Santo antonio
  • SANTO ANTONIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!