F sicaExp3 Rel5 Resistor n o ohimico

1202 palavras 5 páginas
CAMPUS PRAÇA IX
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

MEDIDAS SOBRE UM RESISTOR NÃO-ÔHMICO

Autores:
Victor Couto Alves – 201301089991
Wagner Reis - 201301755834

Turma: 3027

Professor: Jorge Antunes Mattos

Rio de Janeiro

21/09/2014

I. RESUMO

No dia 03/09/2014, foi realizada a experiência para verificar a Lei de Ohm aplicável aos resistores não-ôhmicos. Foram utilizados Multímetros, Fonte, Painel com Resistores, que depois de montados foi possível atestar a veracidade da teoria de Ohm. Contatou-se que os resistores não-ôhmicos dependendo da voltagem aplicada.

II. INTRODUÇÃO

O experimento tem por objetivo desenhar a curva característica V versus I de um resistor não-ôhmico e identificar um resistor não-ôhmico.

III. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Se sobre um resistor for aplicada uma diferença de potencial, ou tensão V e, se sobre ele circular uma corrente i, o valor da resistência R do resistor será dada por:

onde:
V é a medida em volts (V); i é a medida em ampères (A);
R será expressa em ohms (Ω).

A equação (1) é uma definição geral de resistência. Uma resistência é dita ôhmica quando o seu valor numérico independe da tensão aplicada. Caso o valor numérico da resistência depender da tensão aplicada, ela é dita não-ôhmica.
No caso de um resistor metálico, a resistência é constante e independe da tensão aplicada apenas se a temperatura permanecer constante. Nos diagramas, um resistor pode ser representado por um segmento em forma de dentes de serra ou um pequeno retângulo. os cabos de conexão elétrica, por terem resistência elétrica pequena ou desprezível, são representados por linhas e considerados condutores ideias.

VARISTOR (VDR)
Um exemplo de resistor não-ôhmico é o varistor ou VDR (Voltage Dependent Resistor). Sua resistência é altamente dependente da tensão aplicada, por causa da resistência de contato variável entre os cristais misturados que o compõem. A característica elétrica é determinada por complicadas redes em série e em paralelo

Relacionados