F sica exp III Eletrostática e eletrodinâmica

1458 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ELETROSTÁTICA E ELETRODINÂMICA

Matheus Henrique N. Goes (201310116).

ILHÉUS – BAHIA
2014
Matheus Henrique N. Goes (201310116).

ELETROSTÁTICA E ELETRODINÂMICA

Trabalho redigido como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET838 – FÍSICA EXPERIMENTAL III. Turma P01.

Professor: José Roberto

ILHÉUS – BAHIA
2014
1) ELETROSTÁTICA

A eletrostática é a parte introdutória da eletricidade, responsável pelo estudo dos diversos fenômenos e conceitos que envolvem cargas elétricas em repouso.
A primeira referência histórica encontrada sobre o estudo da eletricidade foi com os filósofos Gregos, na antiguidade, onde eles perceberam que, ao se atritar a lã com o âmbar (resina vegetal fossilizada), esse material adquiria a propriedade de atrair pequenos objetos. Apesar dessas observações futuramente tão importantes, não foram construídas teorias a partir disso.
Com o passar dos séculos, o estudo dos fenômenos relacionados à eletrostática foi ganhando suma importância, sendo pesquisado no mundo inteiro por diversos cientistas que dedicaram boa parte de suas vidas pesquisando a respeito das propriedades eletrostáticas de determinadas substâncias, fenômenos elétricos (como forças de repulsão e atração), chegando até a relação entre a eletrostática e o magnetismo.

1.1 Cargas elétricas
Cargas elétricas: A carga elétrica é uma propriedade intrínseca da matéria. Todos os corpos são constituídos de átomos, que são formados basicamente a partir de três partículas elementares: o elétron, o próton e o nêutron. Tais átomos são compostos por um núcleo extremamente denso, aonde se encontram os prótons e os nêutrons, com massas aproximadamente iguais e ao redor do qual os elétrons orbitam em uma região conhecida como “eletrosfera”.
Experimentalmente, comprovou-se a capacidade de repulsão e atração, ou seja,

Relacionados