F Rum De Discuss O 2 Est Gio Supervisionado I

277 palavras 2 páginas
Fórum de Discussão 2_Estágio Supervisionado I
Considerando o texto e diante da situação apresentada por que é importante planejar e não improvisar nas aulas de Geografia?
PLANEJAR significa “Criar um plano para agir” enquanto que IMPROVISAR é o mesmo que “Agir ao acaso”. Assim, entende-se PLANEJAMENTO como a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, a escolha da melhor opção. Nesse sentido, Ferreira (1987) considera que o planejamento é a anti-improvisação de ações, afirmando que o contrário da improvisação é justamente o que se chama de planejamento.
Não improvisar determinada ação equivale, portanto, a pensá-la de maneira permanente: antes, durante e depois. É uma prática que, obviamente, não existe de maneira objetiva sem a ação, mas que não se deve misturar nem se confundir com ela, embora deva sempre caminhar a seu lado.
Desse modo, o trabalho do educador é tão importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim ao identificar e analisar as dificuldades que a escola enfrenta e o que pretende mudar é possível estabelecer objetivos e metas comuns a toda equipe. Dessa forma, as ações pedagógicas quanto à realização de uma aula de Geografia tem que ser pensada e organizada a partir dessas linhas comuns e das metas combinadas para dar conta dos objetivos educativos.
Portanto, planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças. É projetar, elaborar um plano. Podemos dar inúmeros significados ao ato de planejar, todavia de nada adianta sabermos conceitos se não colocarmos na prática.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas