F.quimica

1105 palavras 5 páginas
Indicadores de ácido base
Indicadores de ácido base

Modulo VII – Equilíbrio de ácido-base; Titulações ácido-base.

Índice
Introdução………………………………………………………………………………….……3
Indicador pH…………………………………………………………………………………….4
Indicadores e seus "pontos de viragem"…………………………………………………….5
Soluções naturais de indicadores…………………………………………………………….8
Indicador ………………………………………………………………………………………..9 pH……………………………………………………………………………………...……….10 Indicador universal……………………………………………………………………………11
Conclusão……………………………………………………………………………………..12

Introdução

No âmbito da disciplina de Físico-química do Modulo VII – Equilíbrio de ácido-base; Titulações ácido-base , realizamos o seguinte trabalho em que vamos abordar o tema de “indicadores de ácido-base.
Os tópicos que vamos abordar são: * Indicador de pH * Indicadores e seus "pontos de viragem" * Soluções naturais de indicadores * Indicador * pH * Indicador universal

Indicador de pH

Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrómicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.

Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração electrónica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.

Dada a subjectividade em determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis

Relacionados

  • Relatório de Estágio
    10273 palavras | 42 páginas