Existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, beneficios oferecidos e seu sindicato?

Páginas: 7 (1646 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, beneficios oferecidos e seu sindicato?



Elaine Sotero





RESUMO (no máximo 150 palavras)

PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO (ter entre 3 e 5 páginas)







1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (deve conter entre 5 e 10 páginas)


1.1.Estrutura organizacional
Segundo Robbins, Stephen P. (1943)Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Tendo como elementos básicos: especializar seus funcionários em uma tarefa específica, dividir trabalho por especializações, ter uma linha única de controle, designar quantos funcionários um gestor conseguirá dirigir com eficiência, tornar organizações decisórias mais flexíveis e padronizartarefas dentro da organização por graus.
Conforme Picchiai, D (2010) o mesmo não acredita num modelo ideal, mas que deve ser verificado atual realidade da empresa, e procurar uma estratégia de acordo. O agrupamento de função, respeitando relacionamento hierárquico, acaba sendo o mais aplicado pela eficácia, atinge os objetivos e cumpri a missão de organizar.
Segundo MINTZBERG (1995), define cincopartes componentes de uma organização, que ele chama de:
Núcleo operacional - engloba aqueles participantes – os operadores – que perfazem o
trabalho básico relacionado diretamente com a produção de bens ou prestação de serviços.
Cúpula estratégica - é encarregada de assegurar que a organização cumpra sua missão de maneira eficaz e, também, de satisfazer as exigências daqueles que controlam oude outra forma exercem poder sobre a organização. Encontram-se ali pessoas em unidades e cargos com total responsabilidade pela organização.
Linha intermediária - é composta por uma cadeia de gerentes com autoridade formal, que liga a cúpula estratégica ao núcleo operacional.
Tecnoestrutura – é onde se encontram os que prestam serviços à organização atuando
sobre as tarefas de outros. Estesanalistas encontram-se fora do fluxo de trabalho operacional, mas podem o delinear, planejar e alterar, ou ainda treinar os indivíduos que o perfazem, porém, não o executam por si próprios. São incumbidos de padronizar o trabalho na organização.
Assessoria de apoio - compõe-se de um conjunto de unidades especializadas, criadas com o fim de dar apoio para a os demais agentes da organização,situando-se fora de seu fluxo de trabalho operacional.

1.2.Qualidade de vida no trabalho
Segundo Pires (1997) a qualidade de vida é entendida como o jeito como cada pessoa escolhe para viver, ela é uma opção pessoal. Durante muito tempo prevaleceu o conceito de que Qualidade de vida é a essência intangível das coisas, algo que não pode ser medido.
Desta forma, o funcionário trabalha motivado e acimade tudo pode-se reduzir o número de casos de afastamento de um colaborador, tornando-se assim os resultados da empresa mais satisfatórios e melhoras nos seus rendimentos.
Assim, ao informar aos trabalhadores que o projeto de Qualidade de vida pode ajudar em seu dia a dia, os benefícios serão revertidos para a empresa, já que os mesmos são o reflexo da organização, isto é quando o trabalhadorestá bem em todos os aspectos fisiológicos, a tendência é produzir melhor e em maior quantidade.
Qualidade de vida, conforme LIMONGI-FRANÇA (2003), é o jeito que cada um escolhe para viver bem.
Segundo LIMONGI-FRANÇA (1996) Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem uma implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente detrabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se aborda a empresa e as pessoas como um todo. O posicionamento
psicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico , campanhas tecnológicas no ambiente, criação de serviços e implantação de projetos
voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o
trabalho na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança, qualidade de vida e sindicatos
  • Beneficios da qualidade de vida no trabalho
  • Programa de Qualidade de Vida
  • Adesão ao programa qualidade de vida
  • Programa de Qualidade de Vida
  • Programa de qualidade de vida no trabalho
  • Programa de qualidade de vida
  • Relações interpessoais e qualidade de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!