ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM LINHAS DE PRODUTOS DE SOFTWARE

Páginas: 10 (2456 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM LINHAS DE PRODUTOS DE SOFTWARE
Sílvia Ribeiro Mantuani
Leopoldo Fróes, 490 - Ponta Grossa Paraná - Brasil
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre desenvolvimento baseado em linhas de produtos de software (LPS), com objetivo descrever artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses, livros com o tema LPS, tornando possível ter um bomreferencial para um trabalho futuro.
Palavras-chaves
Linhas, produto, software, desenvolvimento, futuro.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a sociedade busca soluções inteligentes para tornar seu trabalho de forma mais eficiente e prático, com isso as organizações tecnológicas desenvolvem maneiras de atender individualmente cada cliente de acordo com suas necessidades particulares sem deixar de garantirqualidade e agilidade a baixo custo.
Em virtude disso, muitas empresas adotam abordagens de Linha de Produto de Software (LPS) que permitem o desenvolvimento e manutenção de muitos produtos similares pertencentes a um mesmo domínio de aplicação [1], neste contexto o reuso de artefatos conseguem atender um maior número de clientes, o que possibilita a chegada do produto final ao mercado de formarápida e com um custo reduzido.
Visto isso, este artigo traz um estudo sobre estes trabalhos, com o intuito de descrever cada um deles para ter referencial teórico adequado para um futuro TCC.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Esta seção apresenta a descrição de alguns trabalhos pesquisados em relação ao tema Linhas de Produto de Software(LPS). A Seção 2.1 refere-se ao trabalho de conclusão de curso (TCC) quepropõe a modelagem e a implementação dos sistemas de venda e locação de uma imobiliária. A Seção 2.2 relatar um artigo sobre riscos e vantagens da implementação da LPS. A Seção 2.3 aborda como projetar LPS com Unified Modeling Language (UML). A Seção 2.4 explica com ênfase a engenharia de requisitos(ER). A Seção 2.6 argumenta sobre a tese que propõe um estudo sobre a construção efetiva deSistemas Tutores Inteligentes (STI).
3. Modelagem e Implementação de um Sistema de Venda e de Locação de Imóveis Baseado em Linhas de Produto [1]
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) propõe a modelagem e a implementação dos sistemas de venda e locação de uma imobiliária.
O trabalho apresenta a finalidade de desenvolvimento baseado em Linha de Produto de Software (LPS), suas vantagensexemplificando com benefícios que empresas reais estão tendo com o uso de LPS, ainda descrevem as duas formas como LPS podem ser classificadas: benefícios tangíveis e intangíveis, relatam as principais atividades de uma LPS: engenharia de domínio, engenharia da aplicação e gerenciamento.
Abordam e descrevem os principais métodos baseados em LPS e deste estudo escolhem o método proposto por Delazeri e Wolf(2012), o qual dissertam com mais detalhes suas características e vantagens. Mostram um estudo sobre as ferramentas para o desenvolvimento de LPS e optam pela ferramenta Odyssey.
Na sequência explicam a modelagem do sistema de imóveis, para isso os autores estudaram os softwares Imobilis 2013 (IMOBILIS, 2013) e Ci-Pro (CI-PRO, 2013) e fizeram uma entrevista com um gerente imobiliário daImobiliária X para a análise de domínio.
Na modelagem de domínio mostram os diagramas, com os quais fica explicito diferentes perspectivas do sistema. Com isso os autores conseguiram perceber as features comuns e as variabilidades, tornando possível o desenvolvimento sistema de venda e de locação de imóveis.
4. Linhas de Produto de Software: riscos e vantagens de sua implantação [2]
Este artigorefere-se ao conceito do modelo de LPS, suas vantagens e desvantagens, bem como seu risco de implantação. Argumenta de uma forma geral sobre o conceito de LPS, relatando em detalhes os termos da LPS.
Expõe com exemplos práticos de empresas que estão ganhando vantagem com o uso da LPS os benefícios da mesma, salientando como a LPS está classificada. Em seguida, aponta para as dificuldades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reuso de Software e Linha de Produto de Software (LPS)
  • Estudo Sobre Software Livre
  • UM ESTUDO SOBRE MÉTRICAS DE ESTIMATIVAS PARA PEQUENAS EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • O desenvolvimento de novos produtos no brasil: um estudo sobre o mercado de cosméticos masculinos
  • resumo modelo de desenvolvimento de software baseado em componentes
  • DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA GESTÃO COMERCIAL BASEADO EM SISTEMA ERP
  • ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS DE MODA
  • Estudo sobre o software de b.i jaspersoft

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!