est´stistica

490 palavras 2 páginas
Estatística descritiva
Quando descrevemos um conjunto de dados devemos considerar algumas características como o centro, a variabilidade (amplitude) e a forma. Definimos distribuição das entradas de dados com uma contagem de numero de entradas em cada classe.
Cada classe tem um limite inferior de classe, sendo o menos número pertencente á classe, e um limite superior de classe, que por sua vez é o maior número pertencente. Á largura de classe é a distância entre os limites inferiores (superiores) de suas classes, já a amplitude é a diferença entre as entradas de dados máximas e mínimas.
Também podendo ser chamado de marca de classe, o ponto médio de uma classe é a soma dos limites inferiores e superiores da classe dividida por dois. A frequência relativa de uma classe é a porcentagem de dados que está e, determinada classe, a frequência acumulada é a soma da frequência área aquela e todas as anteriores.
Se falando em gráficos, podemos usar tipos, um histograma de frequência, um polígono de frequência, gráfico de frequência acumulada ou ogiva, dentre outros.
As medidas de tendência central são medidas, mediana e moda, a media é encontrado através de fórmula, a mediana é um valor encontrado no meio dos dados quando eles estão ordenados e a moda é dada pelo valor que mais se repete no conjunto de dados. Podemos saber a através de formulas o desvio, a variação populacional e o desvio padrão.
Saber como as estatística são calculadas pode nos ajudar a questionar o seu resultado e nos mostrar se ele realmente está correto, pois podem ter abusos ou erros no resultado apresentado.
Exemplo:
“ A empresa “ Vendomundo” importou 10 contêineres de lâmpadas especiais de duas marcas distintas (marca A e B). Um controle de qualidade é realizado antes que cada lote de lâmpada importada saia dos países de origem. Para tanto, os dois fabricantes coletam uma amostra de 40 lâmpadas de 100 watts e medem o tempo de vida útil (em horas) de cada lâmpada. Abaixo, vemos os

Relacionados