ESTÍMULO E RESPOSTA: A APLICAÇÃO DAS IDEIAS DO BEHAVIORISMO DE SKINNER NA EDUCAÇÃO

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
ESTÍMULO E RESPOSTA: A APLICAÇÃO DAS IDEIAS DO BEHAVIORISMO DE SKINNER NA EDUCAÇÃO

Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, no estado norte-americano da Pensilvânia, em 1904. Graduou-se emlíngua inglesa na Universidade de Nova York antes de direcionar sua carreira para a psicologia, que cursou em Harvard, onde tomou contato com o Behaviorismo. Depois anos de experiências com ratos epombos, paralelamente à produção de livros, em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou até o fim da vida. Morreu em 1990, em ativa militância a favor do behaviorismo.
Skinnerse baseou, principalmente, em dois teóricos do behaviorismo, Pavlov e Watson. De Watson, Skinner herdou a ideia do comportamento. Ele acreditava que o Behaviorismo podia-se influenciar o mundo parauma humanidade melhor. Usou da ciência para provar que o ambiente é tudo, e que mudando o ambiente, podia-se mudar o indivíduo.
Partindo do pressuposto que o ambiente condiciona o ser humano,logicamente, o meio também condiciona o comportamento humano, e que manipulando o meio, manipula-se o comportamento do homem através de estímulos externos. Skinner parte da constatação de que há ordem eregularidade do comportamento.
Assim, através da manipulação do meio, já incluídos os estímulos para uma modificação do ser, esse poderia apresentar dois tipos de respostas: o reflexo condicionante e ocondicionamento operante.
No condicionamento operante, o indivíduo aprende com o meio, através do mecanismo de modelagem, ou seja, através da sua ação, previamente condicionada pelo meio por meio deestímulos, vai gerar uma resposta correspondente. Com inúmeros experimentos com ratos, salamandra e pombos, Skinner provou que o comportamento pode ser construído passo a passo.
Outro conceitoimportante de Skinner é o de reforço. Para ele, reforço é a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica. O reforço pode ser dividido em reforço positivo e reforço negativo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo: aplicação a educação
  • Behaviorismo Skinner
  • O behaviorismo de Skinner
  • Behaviorismo Skinner
  • Estímulo e Resposta
  • estimulo resposta
  • Respostas behaviorismo
  • B.K SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!