E

587 palavras 3 páginas
Análise de experiência visual
Objetivo
“Assistir a um programa televisivo nacional (novela, telejornal, programa de entrevista, seriado etc..) por cerca de 10 minutos, retirando o som da televisão. NÃO deverá ser utilizado o sistema de legenda eletrônica (closed caption). O objetivo da proposta é que você possa colocar-se, por alguns momentos, no lugar das pessoas surdas.
Após a vivência, escrever sobre as impressões e sentimentos, identificando alguns fatores que dificultaram a compreensão do programa assistido e das informações veiculadas. Necessário também, observar aspectos que, de alguma maneira, auxiliaram no entendimento de partes do programa.”

Programa assistido: Jornal Nacional
Dia: 11 de abril de 2015 (sábado) Desenvolver a empatia é um dos processos mais nobres e elevados que um indivíduo pode se comprometer em ser/fazer. Porém, por vezes não é uma tarefa das mais fáceis. Exige que se saia da zona de conforto, que se enfrente desafios e medos que podem levar à mudanças. E não são todos que estão dispostos a encará-las. Esta análise de experiência visual, foi uma tarefa relativamente simples, mas muito objetiva para iniciar este processo de desenvolvimento de empatia pelas pessoas com necessidades auditivas especiais e com isso abrir caminhos para a interação social, para o altruísmo e para troca de experiências e novas descobertas.
Após analisar cerca de 10 minutos o telejornal sem o recurso de áudio temos a real percepção desta fração do tempo (dez minutos). Nota-se que com o áudio não ficamos presos ao tempo de duração e sem o áudio sim. Talvez por falta de hábito isso ficou muito evidente. Outro fato notável é que prestamos muita atenção nas imagens e reparamos detalhes que talvez com o som não viéssemos a reparar. (Por exemplo: em uma das reportagens deste telejornal uma das imagens foi projetada duas vezes, bem rápido).
O que chama a atenção é o tempo dedicado a narração, quase metade do tempo de cada reportagem, ou

Relacionados