E

504 palavras 3 páginas
E.E.B. Henrique Rupp Junior.
Campos Novos, 18 de Março de 2015.
Alunos: Caio, Saul, João, Jean, Robson.
Turma: 2° 02. professora: Glória.
Tema: Livro “Senhora” de Jose de Alencar.

José de Alencar!





Nasceu em Mecejana (Ceará), no dia 1 de maio de 1829. Filho de José
Martiniano de Alencar e de Ana Josefina.
Em 1847 escreve seu primeiro romance "Os Contrabandistas“.
Em 1850 forma-se em Direito



"O Guarani" foi a obra literária criada por José de Alencar que mais se destacou e ganhou reconhecimento pelas belas palavras, e foi publicada em forma de folhetim no Diário do Rio de Janeiro.



José de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro (foi ministro de justiça durante 2 anos). Criou uma literatura nacionalista onde se encontra uma forma de sentir e pensar com maneiras brasileiras. Suas obras ganhavam mais valor e acabavam ficando mais conhecidas quando Alencar utilizava os costumes indígenas em suas obras literárias.



Alencar faleceu em 12 de dezembro de 1877 Vítima de tuberculose

Explicação do livro

“Senhora”

Narração!


O romance é narrado em terceira pessoa. Esse narrador é também intruso, já que interfere em vários momentos, apresentando-se ao leitor.
A técnica narrativa empregada por Alencar em Senhora é sem dúvida bem moderna .



O enredo deste romance mostra claramente a mistura de elementos românticos e da realidade cotidiana.



As personagens são bem construídas. Ao contrário de várias personagens românticas, já que são capazes de atitudes inesperadas.

Personagens!


Aurélia Camargo (Senhora): Destacava-se pela sua beleza e pela sua maneira de agir e de pensar. Não respeitava totalmente as regras da sociedade que nao lhe agradavam Era educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente.



Lemos: era muito alegre e confiante. Lemosera um idoso que tinha otimos pensamentos e era otimista, principalmente nos negócios que costumava fazer. 

Adelaide: Uma mulher rica,

Relacionados