E

344 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Fundamentos Históricos, Teóricos, Metodológicos do Serviço Social IV
PROFESSORA: Altineia Maria Neves
Alunas(os): __________________________________________Matrícula:_________________

EXERCÍCIO ORIENTADO – EO – A1
(Pontuação: 2,0 (dois) pontos – Individual ou Grupo – Entregar até o dia da prova em 16/04/2013)

1. Com base em JPNetto e em Leila Lima Santos, disserte sobre o que você apreendeu acerca do Método B.H destacando seu contexto histórico com localização, período, profissionais e desafios; e enfatizando sua importância na construção da perspectiva de ruptura.

2. Disserte sobre cada um dos momentos constitutivos da perspectiva de intenção de ruptura: 1) o da sua emersão; 2) o da sua consolidação; 3) o do seu espraiamento sobre a categoria profissional. Não se esqueça de abordar os respectivos profissionais evidenciados por Netto em cada momento. 3. Netto indica dois profissionais, Leila Lima Santos e Vicente de Paula Faleiros, para ilustrar a maturação intelectual, profissional e política dos protagonistas da vertente intenção de ruptura, que, segundo ele, “foram e são fundamentais na constituição do projeto da ruptura no Brasil”. Disserte sobre cada um desses profissionais tomando por referência Netto e as anotações de aula.

4. Netto situa dois tempos fundamentais na construção da intenção de ruptura, ou seja, duas contribuições que compareceram com extrema saliência naquele acervo, a saber: a elaboração do grupo de BH e a relevância da reflexão de Iamamoto. Considerando que você já terá abordado a primeira contribuição ao responder a questão 1, disserte então sobre a contribuição de Iamamoto e sobre sua importância para o Serviço Social no Brasil.

5. Sobre o método BH, com base em Leila Lima Santos, disserte sobre cada um dos fundamentos do método profissional: 1) Teoria do conhecimento (relação sujeito-objeto, como se desenvolve o processo de conhecimento); 2) Relação teoria-prática; 3) Leis e categorias

Relacionados