E O SEU NOME É JONAS

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1- INTRODUÇÃO

Após observamos a maneira a qual esta sendo avaliado a aprendizagem dos alunos, surge a necessidade de esclarecermos que a avaliação não é e não pode perdurar sendo a tirania da capacidade educativa, que ameaça a subjugar a todos.
Segundo Jorba e Sanmartí (2003, p. 24) “avaliar é [...] a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, paraos alunos, a avaliação é a atividade mais temida e menos gratificante”.
Luckesi (2000, p. 08), afirma que, “o ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato dialógico, amoroso e construtivo”.A avaliação não pode ser instrumento de castigo para os alunos ou para preencher a aula, caso o professor não tenha preparado, deve fazer parte da rotina de sala de aula, deve ser planejada pelosprofessores como um dos aspectos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem neste contexto buscará ir além da simples aplicação de testes, provas e tentará verificar o rendimento através da produção livre, relacionamentos, expressões próprias, explicações práticas, simulações etc. (Muzakani, 1986).
A frente desse fato de avaliar a aprendizagem dos alunos decidimosrealizar esse projeto com o propósito principal de pesquisar as concepções de avaliar a aprendizagem do aluno, das faculdades particulares de montes claros.
Tendo essas idéias com o ponto de partida, procuramos retribuir a seguinte questão norteadora da apuração: Quais as concepções predominantes no ato de avaliar a aprendizagem dos acadêmicos nos últimos anos na faculdade ISEIB de Montes Claros?Nesse caso, pretendemos proporcionar aos alunos ferramentas de educação que venham a contribuir um processo de ensino e aprendizagem, estimular aos alunos a serem integrantes do processo ensino-aprendizagem, estabelecer os procedimentos de ensino e relacionar as atividades e experimentos de aprendizagem, determinar como avaliar e construir os instrumentos mais adequados para avaliar o aluno.Portanto, ao longo da pesquisa procuraremos embasamentos que possa responder os questionamentos proposto acima.


2- JUSTIFICATIVA

Escolhemos o tema o ato de avaliar a aprendizagem do aluno, através da matéria que estamos estudando no ensino superior, a avaliação é muito complexa e interessante, fazendo com que aprofundemos nos estudos para descobrirmos a forma e a atitude tomada pelo professorao avaliar o aluno, se tem sido uma forma de acolhimento ou afastamento do discente, sujeito a aprovação ou reprovação.
A nossa intenção é que a avaliação seja um ato de inclusão, podendo a partir das provas, descobrirem um método para alcançar resultados positivos dentro da sala de aula, conhecendo cada aluno e podendo ajudar na sua dificuldade.
Os estudantes são comumente avaliados com provas,no entanto, percebemos que esse tipo de metodologia classificatória aponta apenas o rendimento do aluno em bom, ruim, aprovado e reprovado, revelando um aspecto negativo da escola, a exclusão. Colaborando com essa afirmativa, o escritor Luckesi (2005), relata que os exames avaliativos separam os eleitos dos não eleitos, excluindo uma parte dos alunos e admitindo outra. Porém, o ato de avaliar nãoé, e não pode ser compreendido como uma ferramenta metodológica que verifica índice de aprendizagem, mas sim, uma oportunidade de refletir sobre as práticas utilizadas na sala de aula.
Os jovens vivem um dilema, provar para a sociedade e a família que são inteligentes que adquirem sempre notas exemplares, porém o processo seletivo não contribui para a eficácia da aprendizagem, interpretação ecompreensão do estudo. A esse respeito Hoffman(1991, p.14). Se expressa:

A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como julgamento de valor dos resultados alcançados. Daí, a presença significativa dos elementos como prova nota, conceito, reprovação, registro, etc. nas relações estabelecidas.

O ato de avaliar a aprendizagem do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E seu nome é Jonas
  • meu nome e jonas
  • E seu nome é Jonas
  • Meu nome é jonas
  • Seu nome é Jonas
  • Meu nome é Jonas
  • Meu nome é jonas
  • E seu nome é Jonas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!