E o que é um bom cristalizante

Páginas: 3 (678 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
E o que é um bom cristalizante?

O cristalizante é um silicato que, quando misturado com a água e com toda a alcalinidade do cimento, acaba se transformando em hidrosilicato. Ou seja, uma parte dopó se transforma na presença de água, transformando-se num outro produto, que tem como principais características ser um cristal insolúvel em água, que entope os poros da argamassa. 

Só ele entopetudo? Se formulado em quantidade correta, sim. Mas há apenas um inconveniente: o sistema resultante disso é uma argamassa bastante rígida. Dilatações, flexões, trabalhos mecânicos nas lajes ousuperfícies acabam por romper ou causar microfissuras nestas argamassas cristalizadas.

http://www.protecto.com.br/artigos/argamassas.htm

Impermeabilização com cimento cristalizante:
Sistema deimpermeabilização estrutural por cristalização para áreas sujeitas à pressão hidrostática negativa, provenientes do lençol freático, composto por três produtos de base mineral, que penetram na porosidade daestrutura por efeito de osmose, cristalizando-se em contato com a água de infiltração e de saturação, impedindo a passagem da água pelos poros da estrutura.http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewMateria&id=747

Cimentos cristalizantes são impermeabilizantes rígidos, à base de cimentos especiais e aditivos minerais, que possuem a propriedade depenetração osmótica nos capilares da estrutura, formando um gel que se cristaliza, incorporando ao concreto compostos de cálcio estáveis e insolúveis (DENVER, 2008).
Existem dois tipos decristalizantes. No primeiro tipo, os cimentos cristalizantes, segundo Silveira (2001) são materiais aplicados sob a forma de pintura sobre superfícies de concreto, argamassa ou alvenaria, previamente saturadas comágua.
A figura 4 mostra esse tipo de aplicação, no caso aplicado com uma trincha, direto na alvenaria, mas pode também ser aplicado sobre o revestimento argamassado.
O segundo tipo são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • muito bom
  • muito bom
  • Muito bom isso
  • Bons
  • Bom bom
  • Bom bom
  • Muito Bom
  • que bom

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!