E.f. plano de aula de vôlei sistema 6x0

470 palavras 2 páginas
Plano de aula: sistema 6 X 0

Objetivo geral: Praticar as funções e conhecer como funciona o sistema 6 X 0 no voleibol.
Objetivo especifico: Propiciar aos alunos, conhecer e praticar as funções dos jogadores de voleibol na quadra, utilizando a técnica já adquirida por aulas anteriores e conhecer o sistema de jogo 6 X 0.
Alunos: 30 alunos do 8º ano do ensino fundamental (13 a 14 anos).
Materiais: 8 bolas de vôlei; uma rede de voleibol ( ou um elástico ); 40 cones (ou outro material para demarcar espaços).
Procedimento metodológico: No início da aula o professor uma explicará como e quando é realizado o rodízio de uma equipe durante um jogo de voleibol e as funções de cada posição na quadra.

Atividades:

* Separar os alunos em espaços na quadra, atividade em grupos de seis aluno, fazer várias quadras menores onde os alunos irão realizar um mini jogo onde cada equipe terá três integrantes, utilizando o toque e a manchete, sendo obrigatória a realização de três passes e não podendo passar a bola abaixo da altura dos ombros.

* Posteriormente os mesmos grupos realizarão a mesma atividade, só que desta vez terá a rede entre os trios, também podendo utilizar a cortada e o bloqueio.

* Atividade realizada em trios o ou em quartetos ( dependendo da quantidade de alunos ), com a mesma idéia do jogo anterior, cada trio agora com uma quadra maior e com mais jogadores de cada lado. Os alunos deverão trocar as funções, quem estava no centro passa para a lateral, fazendo com que todos experimentem cada função (recepção, levantamento e ataque).

* Para finalizar a aula será feito o coletivo, onde os alunos deverão realizar o rodízio, em um jogo de dez pontos.

Observações: Em todas as atividades o professor deve estar atento para ver se os alunos realizam a técnica correta, corrigindo caso esteja errado;
Lembrar sempre de fazer um rodízio das duplas, para que elas não fiquem enfrentando os mesmos adversários e também trocar os membros dos

Relacionados