e f lio Estudos Eurospeu I

2028 palavras 9 páginas
ESTUDOS EUROPEUS I
2014-2015
Nome:
Número:
Turma:

NOTA: /400 PONTOS (4 VALORES)

I
Refira-se brevemente à noção de Europa nas seguintes épocas, aludindo aos principais vectores que a determinaram: (a indicação do número de linhas destina-se apenas a dar-vos uma orientação. Contudo, devem tentar não ultrapassar o limite máximo sugerido)
1. Na Antiguidade Clássica; (aproximadamente 8 linhas)
Na Antiguidade acreditava se que o mundo estava divido em 3 (Europa, Asia e Africa), sendo que o conhecimento da sua geografia e fronteiras não era preciso e sujeito a variações, só se sabia que o Mediterraneo separava a Europa de Africa e o Mar de Azov e o rio Don delimitavam a Europa a leste. Segundo a mitologia grega Europa, filha de um rei fenício que foi trazida por Zeus em forma de touro até a ilha de Creta onde Zeus assume a forma humana e gera tres filhos em Europa. Com o conflito entre Persa e Grecia o conceito de Europa ficou associado a como a oposição da liberdade contra o despotismo.

30

2. Nos primeiros tempos do Cristianismo e com os Padres da Igreja; (aproximadamente 8 linhas)
Segundo o comentário bíblico do livro do Génesis os três filhos de Noé “depois do diluvio dispersaram sobre a terra”. Esta citação da Bíblia teve a interpretação de diversos padres e sabios da altura onde resumidamente os três filhos de Noé ao “dispersarem sobre a terra” colonizaram os continestes. Jafé cujo o nome significa “alargamento/expansão” colonizou a Europa, Cam que significa “calor” colonizou a Africa e Sem, que significa “o nomeado” de onde nascera Jesus Cristo segundo a profecia de Sto Agostinho. O mesmo tema teve outras interpretações embora como a de Flavio Josefo , São Geronimo. Nesta época a Europa estava sobre ataque bárbaro que a religião cristã se fechou começou a se unir contra os barbaros pagãos.

30

3. Na Idade Média. (aproximadamente 8 linhas)
A idade média teve início no século V com a

Relacionados